O Município de Ponte de Lima apresenta a 8 de novembro o livro infantojuvenil 'D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte', de Adélia Lima Araújo, numa sessão gratuita na Biblioteca Municipal.
Ponte de Lima apresenta o livro 'D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte' de Adélia Lima Araújo
O Município de Ponte de Lima promove, no próximo dia 8 de novembro de 2025, pelas 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo.
A obra, dirigida ao público infantojuvenil, transporta os leitores ao início do século XII, no dealbar da nacionalidade portuguesa, em pleno território limiano, e celebra as festividades da doação do Foral à vila por D. Teresa, a Condessa que os protagonistas da narrativa já chamavam de Rainha.
A sessão contará com a apresentação a cargo de Amândio de Sousa Vieira e pretende ser um momento de celebração da literatura em Língua Portuguesa, inserindo-se nas comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima.
A entrada é gratuita, e o Município convida toda a comunidade a participar e a conhecer em primeira mão a mais recente produção literária de uma autora profundamente ligada à terra.
Sobre a autora
Adélia da Silva Lima Araújo, licenciada em História e atualmente a frequentar o Mestrado em Estudos Medievais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é Técnica Superior do Município de Ponte de Lima.
Natural e residente em Estorãos, Ponte de Lima, é mãe de dois filhos e avó de três netas. Escrever é uma das suas grandes paixões, que agora partilha com o público através desta obra dedicada às origens da vila limiana.
Sobre o ilustrador
O livro conta com ilustrações de André Lima Araújo, arquiteto formado pela Universidade do Minho e artista de banda desenhada com reconhecido prestígio nacional e internacional.
Colaborador da Marvel até 2019 e de outras grandes editoras do setor, André Lima Araújo dedica-se atualmente à criação dos seus próprios livros, a solo ou em parceria com outros autores e artistas.
Residente em Ponte de Lima, é casado e pai de três meninas.
Com esta iniciativa, o Município de Ponte de Lima reafirma o seu compromisso com a promoção cultural e literária, valorizando o talento local e a preservação da memória histórica da vila.
