martes. 16.04.2024

Com pouco mais de um ano e meio de vida a Incubadora para Inovação do Interior e Negócios Transfronteiriços (3INT), criada pelo município de Vimioso, quer, em contexto real, pensar, definir e implementar uma estratégia com ideias práticas que possam ser aplicadas, com eficácia, no combate ao despovoamento.

Este concelho, com pouco mais de 4 mil pessoas, procura oportunidades para inverter a tendência de abandono, que é comum a todo o interior do país, apostando na inovação, potenciando os recursos locais como meio de promoção do desenvolvimento.

Este desafio vai ser lançado a cidadãos, empresários, autarquias, movimentos associativos, universidades de Portugal e Espanha, no sentido de fomentar parcerias transfronteiriças, de promover novas oportunidades de negócio e de encontrar soluções para questões transversais para as comunidades portuguesas e espanholas da zona da fronteira.

Da compilação, análise e adaptação de cada um dos contributos vai resultar a definição de uma estratégia de desenvolvimento, construída a partir do “país real”, com a colaboração de quem vive, trabalha e sente o território, de quem compreende as fragilidades e reconhece as oportunidades.

Numa fase inicial a 3INT, tratou de facultar aos jovens de Vimioso e concelhos vizinhos, as mesmas oportunidades que tinham outras zonas do país, de acesso, por exemplo ao StartUp Voucher. Esta medida, de apoio ao desenvolvimento de ideias para futura implementação de negócios, já apoiou naquele município 10 jovens, que se fixaram no território e é lá que estão a desenvolver os seus projetos de empreendedorismo.

O Turismo é uma das áreas de investimento prioritário da 3INT e aquela que se tem revelado mais atrativa para os jovens empreendedores.

A título de exemplo, está já em curso a preparação para uma MasterClass de “Confeção de Máscaras de Comédia D’el Arte” a decorrer nos dias 24 e 25 de julho do corrente ano, no edifício da Incubadora.  A ideia de negócio da StartUP Voucher ADICTA – CIA, que consiste em residências artísticas, na criação de oficinas de valorização da cultura/ artes tradicionais e promoção do território transmontano. É um produto turístico que leva o participante a vivenciar experiências de capacitação que vão desde a cultura à gastronomia.

Um outro projeto, ligado à equitação, propõe a realização de passeios/visitas ao concelho usando como meio de transporte o cavalo, em detrimento do automóvel ou qualquer outro veículo motorizado. Este projeto tem também uma forte componente de sustentabilidade ambiental.

Ambos os projetos resultaram da medida StartUP Portugal, do IAPMEI, que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.

3 INT cria e-book sobre Vimioso captação de investimento estrangeiro

A Incubadora para Inovação do Interior e Negócios Transfronteiriços tem como missão apoiar os empreendedores e empresas, nacionais e internacionais, no desenvolvimento de ideias de negócio e projetos empresariais, para inovação do interior e fomento das relações transfronteiriças.

A captação de investimento estrangeiro é uma das prioridades desta incubadora que dentro de dias vai lançar um E-book, em português, espanhol e inglês, que vai mostrar todo o potencial deste concelho, com grande aposta na promoção da qualidade de vida.

Este E-book faz um retrato daquilo que é o município, os recursos paisagísticos, patrimoniais, culturais, as respostas sociais, culturais, o apoio às famílias, etc., frisando o baixo custo e a elevada qualidade de vida.

Recordamos que a 3INT possui a certificação StartUP Visa, que lhe permite captar e apoiar empreendedores de outras nacionalidades, sem residência permanente no Espaço Schengen.

O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros, que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, através da concessão de visto de residência ou autorização de residência para emigrantes empreendedores.

Os promotores estrangeiros, que pretendam desenvolver e seu projeto em Portugal, ainda que não tenham constituído empresa, ou empreendedores que já detenham projetos empresariais nos países de origem e que pretendam exercer a sua atividade em Portugal, podem recorrer agora à 3INT, que os vai apoiar na implementação da respetiva ideia de negócio no território. 

O programa acolhe, por projeto, um empreendedor ou mais, até um limite máximo de cinco elementos. Os vistos de residência ao abrigo do programa serão igualmente concedidos até ao limite de cinco elementos, por projeto. Os projetos só podem ser apoiados se os promotores fizerem a domiciliação fiscal do negócio na área de Vimioso.

A 3INT tem recebido pedidos de informação de alguns investidores interessados, mas o contexto que vivemos de pandemia mundial tem impedido a mobilidade e eventual concretização dessas ideias de negócio.

Recordamos que Vimioso é um dos concelhos que mais políticas municipais tem implementado para atração de investimentos e fixação de população. Exemplo disso são as medidas de apoio à natalidade, a venda de terrenos na zona industrial e 1 cêntimo por metro quadrado, a venda de lotes para construção de moradias a preços meramente simbólicos, a oferta de atividades culturais, desportivas e recreativas a custo zero para a população, entre outras.

O concelho possui excelentes infraestruturas e equipamentos municipais, o grande desafio e luta continua a ser a ausência de uma ligação direta às rodovias principais.

A proximidade com a vizinha Espanha é, em todo este projeto, uma mais-valia a considerar.

O StartUP Visa, um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros, que...