jueves. 25.04.2024

Numa cerimónia realizada no passado dia 2 de dezembro, quinta-feira, no Teatro Municipal Baltazar Dias, na cidade do Funchal, o Município de Monção foi distinguido como município do ano da região norte para concelhos com menos de 20 mil habitantes.

O prémio distinguiu o programa “Monção Social”, tendo sido entregue pelo coordenador da UM Cidades, Paulo Pereira, ao Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, presente na cerimónia.

Instituído pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, o concurso “Municípios do Ano Portugal 2021”, tem como objetivo reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, relevando os projetos que promovam o crescimento económico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental dos territórios.

RECOLHECEMENTO

O autarca monçanense mostrou-se extremamente agradado e orgulhoso com a distinção, realçando a sua importância junto da população mais desfavorecida do concelho, bem como o reconhecimento público que o programa “Monção Social” alcançou a nível nacional.

António Barbosa considera que “a intervenção dos municípios deve assumir um papel relevante na inclusão social e melhoria das condições de vida dos agregados familiares em situação de fragilidade económica, promovendo o seu bem-estar, conforto e qualidade de vida”.

Nesse sentido, “o programa “Monção Social” nasceu e desenvolve-se com o objetivo de garantir uma resposta concreta às questões de precariedade social existentes no concelho, contribuindo, através das seis medidas vigentes, para a minimização desta problemática social”.

É um programa abrangente direcionado para os agregados familiares mais desfavorecidos que residem em Monção, os quais podem candidatar-se às medidas de apoio em qualquer momento. Os resultados indicam-nos que o programa é revelador daquilo que queremos para Monção: Um concelho inclusivo e solidário” adiantou.

PROGRAMA SOCIAL

O Programa Monção Social é constituído por um conjunto de seis medidas de apoio social, o qual procura responder às necessidades sociais, económicas e de saúde da população, através da respetiva implementação junto das famílias mais carenciadas do concelho.

Além da comparticipação em medicamentos e apoio à integração em creche, o Programa “Monção Social” engloba, ainda, apoio à vacinação infantil, apoio ao transporte de doentes não urgentes, apoio à recuperação de habitações degradadas, e atribuição de bens de apoio.

Monção, distinguido como município do ano da região norte