sábado. 20.04.2024

O “quadro” da freguesia de Lara “pinta-se” com belas plantações de vinho Alvarinho, excelentes condições naturais para passar momentos agradáveis, em família ou amigos, e áreas contemplativas, como o Alto da Cotorinha, antiga eira comunitária, que projeta uma vista deslumbrante sobre a freguesia do Vale do Gadanha.

Esta quinta-feira, 13 de janeiro, dia da freguesia, fruto de parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, Lara ganhou mais um atrativo turístico com a inauguração dos Passadiços da Cascata do Fojo, estrutura com cerca de 350 metros de extensão que conduz residentes e visitantes aquele local emblemático da freguesia, um dos mais aprazíveis do nosso concelho.

Com cerca de 350 metros de extensão, os passadiços têm inicio no Lugar do Forno e terminam na Cascata do Fojo, um lugar sombreado, relaxado e fascinante, onde a água cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis.

Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, relevou o impacto positivo deste investimento no alargamento da oferta turística do nosso território, permitindo o acesso facilitado a uma joia da coroa monçanense que, adiantou, tem um grande potencial para cativar e fidelizar visitantes.

Para o Presidente da Junta da Freguesia de Lara, Carlos Vieites, a freguesia viveu um dia memorável: “celebramos o dia da freguesia com a abertura ao público de um investimento que orgulha todos os habitantes de Lara e que contribuirá para a promoção da nossa terra. Um forte agradecimento à Câmara Municipal e a todos os proprietários que, a titulo gratuito, cederam os seus terrenos. Bem hajam”.  

Composto por rampas, plataformas e escadas, na sua maioria em madeira de pinho tratado, os passadiços foram implementados com a preocupação de causar o menor impacto visual possível e preservar os elementos naturais e construídos visíveis ao longo do percurso.

A Cascata do Fojo constitui um espaço propício ao descanso e relaxamento, proporcionando sensações refrescantes numa área sombreada. Neste local, a água cai em cascata entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis.

Um lugar fascinante e convidativo, onde é possível apreciar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do trigo. A nova acessibilidade propiciada pelos passadiços vai, certamente, transformar aquele espaço edílico numa visita obrigatória.  

Lara ganhou mais um atrativo turístico com a inauguração dos Passadiços da Cascata do Fojo