viernes. 19.04.2024

Revelando o caráter resiliente e flexível, a ADEIXA, Associação de Dança do Eixo Ibero-Atlântico, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, promove, entre esta quinta-feira e domingo, a XVII edição do Dancerveira - Festival Internacional de Dança de Cerveira. Com lugares limitados, os espetáculos ao ar livre foram deslocados para o Centro Municipal de Atletismo, dando cumprimento às regras emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

Este ano, a participação ficou reduzida a 10 escolas e grupos de dança portugueses e espanhóis, o leque de professores de dança também é mais restrito, assim como toda a programação sofreu ajustes, mas mantendo a qualidade.

Assim, as manhãs ficam reservadas à dinamização de workshops temáticos dedicados ao jazz intermediário, ao jazz avançado, ao ballet intermediário e às danças urbanas intermediárias, mediante inscrição prévia. Por sua vez, os quatro habituais espetáculos ao ar livre, abertos ao público, mantêm-se, mas há alterações substanciais. Desde logo, a deslocação para o Centro Municipal de Atletismo, por ser um espaço que garante maior distanciamento; depois os horários, com o primeiro espetáculo a decorrer na sexta-feira, dia 2 de julho, às 21h30, no sábado estão previstas duas sessões, uma primeira às 18h30 direcionada para as vertentes ‘baby, solos e pequenos grupos’ e a segunda sessão mais generalizada, às 22h00, terminando no domingo com o espetáculo às 20h00.

As regras são muito claras e rigorosas: participantes e público têm obrigatoriedade de uso de máscara, de garantir o distanciamento social, e de preencher um formulário à entrada. Por sua vez, os participantes são sujeitos à realização de testes de despiste à Covid-19, não sendo obrigatório o mesmo procedimento para o público em geral, dado não ultrapassar o número de pessoas para espetáculos ao ar livre, indicado pela Direção Geral de Saúde. 

Além de promover a dança enquanto arte performativa, o Dancerveira tem a caraterística de marcar o arranque da programação cultural de verão de Vila Nova de Cerveira. Perante um verão ainda atípico, devido à Covid-19, Vila Nova de Cerveira consegue readaptar-se e apresentar um programa ‘Vi(m)ver Cerveira’, de excelência, readaptado e seguro.

Para mais informações e respetivas inscrições, os interessados devem contactar a ADEIXA, através do correio eletrónico: [email protected]

Dancerveira,10 escolas e grupos de dança portugueses e espanhóis