domingo. 26.05.2024

Mais uma vez, enésima quanta(s) ? regressou a Paris, no âmbito da parceria com a cidade de Drancy, arredores da capital, onde a comunidade luso-portuguesa é numerosa, activa e muito organizada! A sua entidade representativa, a ADAP é parceira do nosso Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, e como tal, no penúltimo fim de semana lá rumamos para a Cidade das Luzes, com dois elementos da área de cozinha. Foram eles, os chefs Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, Ponte de Lima, e Domingos Gomes, do “Rio Lima”, em Cardielos, Viana do Castelo.

Com numerosos eventos, com programas variados de gastronomia portuguesa e grupos folclóricos a celebrarem o 25 de Abril em municípios vizinhos, mesmo assim, o Espaço Cultural de Drancy reuniu mais de três centenas de amigos, dos quais dez quarteirões estavam inscritos para o festim Limiano.

Assim, com carnes de bovino, suíno, galinha, enchidos e segredos transportados devidamente acondicionados por via terrestre dias antes desde Ponte de Lima, lá se juntaram outros ingredientes para completar a velha receita: batatas, arroz, azeite, vinhos portugueses das regiões de Verde e maduros, e muitos amigos. A fama do pitéu é tal, que até da Bélgica vieram: o casal Victor Gomes, dirigente de serviço de investigação na Comissão Europeia, e a esposa Trinn, no CESE (Comité Económico e Social Europeu), um suporte informativo e de sugestões ao Parlamento, com interacção de projectos e pelouros.

Com a coordenação daqueles dois entendidos em cozinha regional portuguesa, minhota e da Ribeira do Lima, o almoço típico no Domingo reuniu quase 250 nas mesas, mas também os artistas no palco confraternizaram com Sarrabulho como merenda no final das actuações.

Cravos vermelhos no palco, com folclore.
Cravos vermelhos no palco, com folclore.

Estas, preencheram a tarde, uma animação diversificada com cânticos, música de baile e folclore, e entre seus executores, participaram as bandas, Dezafinados e 100 Limit; o Coral da associação Joana d´ Arc, a maior da região com 1100 atletas só no futebol; o coral da ADAP e o Rancho Folclórico também anfitrião, o Romarias do Minho. Na mesa das entidades oficiais, sentaram-se a vereação de Drancy, com a Presidente Aude Lagarde e esposo Jean – Christophe, deputado á Assembleia Nacional francesa, a representação de Bruxelas e dirigentes associativos.

Uma tarde recheada de boa comida, bom convívio e boa apresentação, a cargo de Odete Mendes, que além de autarca, é produtora na Rádio Alfa em Paris, e primeira dama da ADAP (Associação de Drancy dos Amigos de Portugal).

Sarrabulho de Ponte de Lima, “voltou” a Paris (drancy) para 230 apreciadores!
Comentarios