jueves. 28.03.2024

A ADRIMINHO, a Confraria da Lampreia do Rio Minho, e os seis municípios do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha), promovem a 13ª edição da “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, decorrendo, todos os fins de semana, até 15 de abril.

Nesta edição, participam 21 restaurantes do concelho de Monção. Com esmero no atendimento e qualidade na confeção, estão de portas abertas para receber os amantes deste prato tradicional, cumprindo as recomendações e medidas da Direção Geral de Saúde.

Este ano, como no ano passado, voltará a funcionar o regime de Takeaway, permitindo que esta iguaria ancestral, amada por tantas pessoas, possa ser encomendada e levada para casa, possibilitando a sua degustação em contexto familiar. Esta opção é disponibilizada por 10 dos restaurantes aderentes, devidamente sinalizados no catálogo promocional.

Além da apresentação da lampreia na ementa dos restaurantes monçanenses, os próximos três meses reservam uma recheada agenda cultural, de forma a atrair e fixar visitantes no nosso território. Entre as propostas, contam-se visitas a equipamentos culturais e quintas de vinho Alvarinho, bem como a realização de atividades de turismo ativo, eventos desportivos e espetáculos musicais e teatrais.

A “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” constitui um importante contributo para a promoção deste prato típico da região, assumindo-se, nesta conjuntura complexa e difícil, decorrente da pandemia, como uma manifestação solidária com todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas na preservação e valorização deste recurso singular do nosso território.

A presente edição, cuja programação reforça a componente cultural, histórica e turística dos municípios envolvidos, revela uma carga de enorme simbolismo, retratada na firmeza e resiliência daqueles que, mesmo em período adverso, como o que vivemos, nunca desistem: pescadores, vendedores, restaurantes, unidades de alojamento, empresas de animação e outros profissionais ligados ao setor.

“Louvo a determinação, perseverança e capacidade de adaptação dos nossos empresários de restauração, desejando-lhes sucesso nesta iniciativa gastronómica. Convido os monçanenses e os visitantes a degustarem este prato tradicional num dos nossos restaurantes, apoiando a gastronomia local e todos os profissionais do setor”, garante o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.

21 restaurantes de Monção promovem a lampreia do Rio Minho