sábado. 20.04.2024

O Desfile da Tradição voltou às ruas limianas. Depois de quase dois anos sem a realização de eventos devido às restrições impostas pela pandemia, o Município de Ponte de Lima retoma o Desfile da Tradição, em simultâneo com o programa dos "Fins-de-semana Gastronómicos".

Os sons tradicionais acompanham as cores aguerridas dos trajes do Minho, num desfile típico, onde não faltam os sorrisos e a alegria do reencontro, da amizade, das largas centenas de pessoas que visitam a Vila Mais Antiga de Portugal.

Ponte de Lima.

No “Fim-de-semana gastronómico do Arroz de Sarrabulho” a tradição regressou com as arruadas pelo Grupo de Cavaquinhos Traz da Fonte de Fornelos e pela Associação de Tocadores de Concertina de Ponte de Lima. Destaque ainda para o Encontro Concelhio de Bombos, com a presença de todos os 8 grupos existentes no concelho de Ponte de Lima a saber: Grupo de Bombos do Bárrio, Grupo de Bombos de Cepões, Grupo de Bombos da Facha, Grupo de Bombos “Os Voluntários” de Fornelos, Grupo  de Bombos de Fontão, Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de  Sº Tiago Maior de Poiares, Grupo de Bombos “Os Carapuças” de Stª Cruz do Lima e Grupo de Bombos de Vitorino de Piães.

Quanto ao Desfile da Tradição participaram os seguintes grupos: Associação dos Amigos Tocadores de Concertina, Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra, Grupo Etno-Folclórico de Refoios do Lima, Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Poiares, Rancho Folclórico da Correlhã, Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondufe, Grupo Folclórico de Calheiros, Grupo das Espadeladeiras de Rebordões Souto, Rusga Típica da Correlhã, Rancho Folclórico de Santa Marinha de Anais, Grupo Infantil Juvenil da Casa do Povo de Freixo e Rancho Folclórico da Ribeira.

A iniciativa “Folclore de Inverno nas Freguesias” regressa já no próximo domingo, 27 de março, os usos e costumes do folclore vão estar em destaque na Freguesia de Santa Cruz, com a participação do Grupo de Danças e Cantares do Neiva de Sandiães; Grupo Folclórico de Calheiros; Grupo Folclórico da Gemieira; Rancho Folclórico da Correlhã e a Escola Infantil do Rancho da Correlhã.

No primeiro fim-de-semana de abril, no domingo dia 3, os usos e costumes do folclore vão estar em destaque na Freguesia de Rendufe, e onde atuam os seguintes Grupos: Rancho Folclórico Casa do Concelho em Lisboa; Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondufe; Grupo Infantil Juvenil da Casa do Povo de Freixo; Rusga Típica da Correlhã e a Escola Infantil da Rusga Típica da Correlhã.

No dia 10 de Abril o espetáculo de folclore ruma até à freguesia da Seara com os Grupos:

Grupo Folclórico Santa Marta de Serdedelo; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Poiares; Rancho Folclórico da Ribeira; Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima e o Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra.

A 24 de abril, (véspera do feriado) na freguesia de Santa Comba encerra-se esta iniciativa que teve como objetivo descentralizar os espetáculos tradicionais levando o folclore às freguesias limianas, com a participação do: Grupo das Espadeladeiras de Rebordões Souto; Grupo de Danças e Cantares de Vitorino de Piães; Grupo Etno-Folclórico de Refoios de Lima; Rancho Folclórico de Santa Marinha de Anais e o Grupo Infantil Juvenil da Casa do Povo de Freixo.

Em maio o programa da tradição apresenta os Encontros de Folclore na Avenida dos Plátanos, com o seguinte calendário:

15 de maio

Rancho Folclórico Casa do Concelho em Lisboa

Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima

Grupo Folclórico da Santa Marta de Serdedelo

Grupo Folclórico da Gemieira

Grupo Infantil Juvenil da Casa do povo de Freixo

Rancho Folclórico Santa Marinha de Anais

22 de maio

Rusga Típica da Correlhã

Escola infantil da Rusga típica da Correlhã

Grupo Etno-Folclórico de Refoios do Lima

Rancho Folclórico das lavradeiras de Gondufe

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Poiares

Rancho Folclórico da Ribeira

29 de maio

Grupo de Danças e Cantares de Vitorino de Piães

Grupo Folclórico de Calheiros

Grupo de Espadeladeiras de Rebordões Souto

Grupo de Danças e Cantares do Neiva de Sandiães

Rancho Folclórico da Correlhã

Escola Infantil do Rancho da Correlhã

Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra

Usos e costumes do folclore limiano vão estar em destaque