jueves. 19.02.2026

A Universidade do Minho (UMinho) entregou esta quarta-feira os seus Prémios de Mérito, durante a cerimónia comemorativa do 52.º aniversário da instituição. Miguel Oliveira, do Instituto I3Bs, recebeu o Prémio de Mérito Científico, enquanto Sónia Caridade, da Escola de Psicologia (EPsi), foi distinguida com o Prémio de Mérito na Docência.

Os galardões visam reconhecer anualmente investigadores e docentes que se destaquem pela excelência científica e pela inovação pedagógica, respetivamente.

Miguel Oliveira, de 48 anos, é investigador principal com agregação do Grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos e vice-presidente do I3Bs. Com um percurso dedicado aos biomateriais e à engenharia de tecidos, o seu trabalho centra-se no tratamento de lesões músculo-esqueléticas e no diagnóstico e terapias do cancro. O investigador já patenteou dispositivos de diagnóstico para o cancro colorretal e pondera a criação de uma start-up para levar a inovação ao mercado.

Com mais de 400 publicações científicas, 24 patentes e marcas e participação em mais de 700 conferências, Miguel Oliveira coordena atualmente o projeto “EngVIPO”, financiado pelo programa Marie Skłodowska-Curie Actions, além de integrar iniciativas europeias como o “OncoScreen” e o “Renovate”, do Horizonte Europa.

Já Sónia Caridade, doutorada em Psicologia da Justiça, é professora auxiliar e vice-presidente para a Educação e Inovação Pedagógica da EPsi, onde preside também ao Conselho Pedagógico. A docente destacou a importância do trabalho colaborativo na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e inovadoras.

Coordenadora do projeto COLAB_FeedBack e participante ativa nos consórcios UNorte e EPIC – Excelência Pedagógica em Inovação e Cocriação, Sónia Caridade é ainda perita forense na área da psicologia desde 2004, desenvolvendo formação para profissionais do sistema de justiça.

O Prémio de Mérito Científico foi criado em 2009 e já distinguiu 19 investigadores da UMinho. O Prémio de Mérito na Docência, instituído em 2025, foi atribuído este ano pela segunda vez, reforçando a aposta da universidade na valorização da excelência académica e pedagógica.

A Universidade do Minho distingue Miguel Oliveira e Sónia Caridade no seu 52.º aniversário
Comentarios