viernes. 19.04.2024

A Companhia de Teatro Infantojuvenil 'Boca de Cena' sobe, este fim de semana, ao palco do Auditório Municipal de Esposende para apresentar, em estreia, 'As Senhoras de Saramago', com texto e encenação de Hugo Direito Dias. A encenação despertou grande interesse junto da comunidade, tendo esgotado os bilhetes para as duas récitas da peça.

Hugo Direito Dias, encenador e autor do texto “As Senhoras de Saramago”, iniciou a escrita do guião em 2019, com o intuito de estrear a peça em julho de 2020, ação entretanto adiada com o deflagrar da pandemia de COVID-19. Atores e encenador iniciaram um trabalho online de concretização de ideias que figurariam no término do guião, contudo, os tempos de quarentena acabaram por conduzir também à alteração de perceções. Resultado de um desconcertante afastamento da ideia inicial e de renovada inspiração, o argumento rumou para uma nova versão de personagens, novas Senhoras e um novo conceito, algo autobiográfico, no qual o enredo levaria o autor até José Saramago, a partir da escultura “La Pietá” (A Piedade), de Michelangelo Buonarotti, símbolo da sublime Senhora que todo e cada um tem – a Mãe.

Conjugando a escultura e o seu significado, um dramaturgo (metaforicamente confundido com um alfaiate) vê a sua inspiração regressar e alinhava histórias de vida a propósitos que retira das obras de Saramago. Frida Kahlo viveu e morreu com a Firmeza sentida n’ ”As Intermitências da Morte”. Anne Frank viu escondida a sua Identidade, como o fez “O Homem Duplicado”. Marie Antoinette perdeu a cabeça na Cegueira nítida, lida em “Ensaio sobre a Cegueira”. Maria de Magdala apedrejou-se da Paixão impressa em “Evangelho Segundo Jesus Cristo”. Aqualtune lutou movida a Vontade, a mesma que faz voar em “Memorial do Convento”. Carolina Beatriz Ângelo votou na Liberdade que o branco reclama em “Ensaio sobre a Lucidez”. A acompanhar toda a arte de costura/escrita está a Aprendiza deste Dramaturgo, símbolo da permanência de quem escreve, de quem encena, de quem cria… de quem cose!

“As Senhoras de Saramago” representa assim uma ode à criação do Dramaturgo, através do mais sublime propósito de Vida – a Mulher, fonte de inspiração.

A Companhia de Teatro Infanto-juvenil “Boca de Cena” surge em 2017, por iniciativa do Município de Esposende, após um processo de formação teatral em 2016, promovido no âmbito do CREARTE - Crescimento da Arte Teatral de Esposende. Contando, desde a fundação, com direção artística de Hugo Direito Dias, soma, no seu percurso, as seguintes produções:
2016 - “Essência de Chá” (exercício final da formação); 2017 - “Passio”, “Antítese” e “Dons”; 2018 - “(des)arte, “Pessoas” e “Círculo da Vida”; 2019 – “Escafandro” e “Amendoins para Elefantes”; 2020 - “Seda”; 2022 - “As Senhoras de Saramago”. O ano de 2023 trará mais novidades e novas produções, nomeadamente realizadas em parceria com diversas outras entidades culturais locais.

No âmbito do teatro, destaque ainda para a estreia da peça “Eu(Génio)”, produzida pelo grupo de teatro amador “Forjães em Cena”, com apoio do Município de Esposende, através do projeto CREARTE, que subiu ao palco do Centro Cultural de Forjães na passada quinta-feira, dia 14 de julho. Com encenação de Jorge Alonso e Eva Fernandes, a peça contará com uma segunda récita, no dia 23 de julho às 21h30, no Auditório do Centro Social e Paroquial de Fonte Boa.

A Companhia de Teatro Infantojuvenil 'Boca de Cena' sobe ao palco 'As Senhoras de...
Comentarios