sábado. 15.06.2024

Michelin se orgulha em apresentar a nova seleção de restaurantes que aparecerão no Guia Michelin de Istanbul, Izmir e Bodrum. No total, os inspetores da Michelin recomendam 111 estabelecimentos, incluindo - pela primeira vez - 15 em Izmir e 19 em Bodrum. Destes, 3 restaurantes em Izmir e 2 em Bodrum recebem uma estrela MICHELIN, enquanto 8 recebem um Bib Gourmand (2 em Bodrum e 6 em Izmir). Em Istanbul, 25 restaurantes também foram incluídos na seleção, incluindo 2 restaurantes premiados com uma Estrela Michelin e 8 que recebem o Bib Gourmand. Isso eleva para 77 o número total de restaurantes recomendados em Istanbul.

Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia Michelin, afirma: 'Mais um ano, nossos inspetores ficaram impressionados com o cenário culinário de Istanbul. Istanbul, uma cidade cosmopolita de caráter complexo, oferece um panorama gastronômico extraordinário, desde as clássicas tabernas turcas até os modernos e informais restaurantes internacionais da moda. Esta segunda seleção, que inclui 24 novos restaurantes, incluindo 2 novos com uma Estrela Michelin, espalhados por toda a cidade, destaca o aumento do nível gastronômico impulsionado por uma geração de chefs ousados e orgulhosos de suas tradições.

Nossa equipe apreciou especialmente as diferenças entre Izmir e Bodrum, duas cidades que entram de forma notável na família do Guia Michelin. As raízes locais e os fortes vínculos com os produtores locais são características comuns compartilhadas por muitos dos restaurantes recomendados em İzmir e seus arredores. Esse compromisso é evidenciado pela atribuição da Estrela Verde Michelin a 3 dos restaurantes da região. Bodrum, por sua vez, oferece uma complementaridade gastronômica interessante: na costa, florescem os locais de luxo e internacionais, enquanto no centro existem pequenos restaurantes independentes, especialmente pitorescos e acessíveis", explica Gwendal Poullennec

Sete restaurantes recebem uma nova estrela Michelin

Pela primeira vez, 3 restaurantes de Izmir foram agraciados com uma estrela Michelin. O OD Urla, liderado pelo chef Osman Sezener, destaca-se por sua abordagem autêntica e enraizada. No Teruar Urla, o chef Osman Serdaroğlu e sua equipe preparam uma culinária de inspiração mediterrânea com nuances italianas, destacando a diversidade dos produtos locais

Ozan e Seray Kumbasar criaram um destino único no Vino Locale. Este casal entusiasta não tem outra ambição senão fazer com que seus convidados descubram a excelência de sua região local. O Chef Ozan Kumbasar utiliza apenas os melhores produtos, selecionados com especial cuidado na região. Na sala de jantar, Seray Kumbasar guia os clientes através de uma notável seleção de vinhos regionais. Sua oferta de bebidas para depois do jantar também é excepcional.

2 restaurantes em Bodrum foram premiados com uma estrela Michelin. O Kitchen, liderado pelo chef Osman Sezener, oferece uma culinária turca moderna com toques internacionais. Aqui, os produtos regionais e frescos são os protagonistas de pratos simples, generosos e ricos em sabores.

Após passear pelas magníficas estradas costeiras, os amantes da culinária moderna do Egeu podem se deliciar no Maçakızı, localizado no hotel de mesmo nome recomendado pelo Guia Michelin. A proposta do chef Aret Sahakyan baseia-se em pratos criativos que brincam com as tradições culinárias locais.

Por último, dois restaurantes em Istanbul foram premiados com uma estrela Michelin: Arkestra, do chef Cenk Debensason, nativo de Istanbul e com uma vasta experiência internacional, demonstra toda a sua expertise e credenciais culinárias. O segundo premiado foi o Sankai by Nagaya, onde o chef Yoshizumi Nagaya oferece dois menus omakase de alta qualidade.

Com essas duas novas Estrelas Michelin, Istanbul agora tem seis restaurantes com uma estrela: Araka, Nicole, Mikla e Neolokal renovaram sua distinção este ano. No topo da cena culinária local, Turk Fatih Tutak mantém Duas Estrelas Michelin por sua excepcional cozinha.

4 novas Estrelas Verdes Michelin reconhecem os restaurantes eco-responsáveis

A seleção do Guia Michelin 2024 também inclui quatro novos estabelecimentos com a Estrela Verde Michelin: 3 em Izmir e um em Istanbul. A Estrela Verde Michelin premia restaurantes pioneiros em eco responsabilidade e é também um indicador confiável de cozinhas autênticas e inspiradoras. OD Urla, Vino Locale e Hiç Lokanta, em Izmir, e Circle by Vertical, em Istanbul, foram premiados. Além disso, o Neolokal também mantém sua Estrela Verde Michelin

16 novos restaurantes Bib Gourmand

Na seleção do Guia Michelin, o Bib Gourmand é concedido pela primeira vez a 16 restaurantes: 2 em Bodrum, 6 em Izmir e 8 em Istanbul.

Em Bodrum, os inspetores especialmente apreciaram a cordialidade e generosidade do mezze oferecido na encantadora taberna İki Sandal. Eles também desfrutaram das carnes grelhadas servidas no Otantik Ocakbaşı.

Izmir é famosa por sua culinária tradicional turca. Mezze, carne cozida lentamente, sopas de vegetais e baklava xaropado competem em sabor no Adil Müftüoğlu, Ayşa Boşnak Börekçisi, Beğendik Abi e Tavacı Recep Usta. O Mahzen, localizado no vinhedo Lucien Arkas, oferece os melhores vinhos locais, ao mesmo tempo que proporciona uma culinária mediterrânea de alta qualidade.

Em Istanbul, os 8 novos restaurantes Bib Gourmand oferecem uma paisagem culinária mais eclética, desde os sabores italianos do Aida até as delícias japonesas do Inari Omakase Kuruçeşme, ou os sabores mediterrâneos do The Red Balloon. A cozinha turca, tanto moderna quanto tradicional, também está incluída, com o Circle by Vertical, Efendy, Tavacı Recep Usta Bostancı e Foxy Nişantaşı.

Além desses recém-chegados, os 10 restaurantes de Istanbul que foram recomendados anteriormente com o Bib Gourmand na edição de 2023 do Guia Michelin mantêm sua distinção. Ao todo, 18 restaurantes Bib Gourmand brilham na maior cidade da Türkiye.

36 novos restaurantes são adicionados à seleção

Além dos restaurantes premiados com uma ou mais Estrelas Michelin ou o Bib Gourmand, os inspetores recomendam novamente 36 restaurantes que se destacam pela qualidade de sua culinária. 6 estão em Izmir, 15 em Bodrum e 15 em Istanbul. Entre esses novos restaurantes, a diversidade está em alta, desde as especialidades do Lokanta Göktürk, no distrito Eyüpsultan de Istanbul, passando pelos diversos mezze do Bağarası, em Bodrum, até a excelente carne do Kasap Fuat, em Izmir. Os amantes da culinária asiática não vão querer perder as especialidades japonesas do Akira Back Istanbul ou Zuma Bodrum, nem os sabores cantoneses do Hakkasan Istanbul; aqueles que preferem a culinária italiana encontrarão o Isola Manzara (Bodrum) ou Ristorante Pizzeria Venedik (Izmir). Nos restaurantes Eleos Yeşilköy (Istanbul), SOTA ALAÇATI (Izmir) e Sait (Bodrum), os visitantes podem saborear extraordinários peixes e frutos do mar.

Somando esses 15 novos restaurantes em Istanbul aos 37 que continuam sendo recomendados este ano, a cidade agora conta com 52 restaurantes aclamados.

3 Prêmios Especiais Michelin

Para celebrar a excelência e destacar várias profissões do setor, os inspetores também decidiram premiar 3 profissionais talentosos que contribuem para criar experiências gastronômicas memoráveis.

Concedido pela primeira vez como parte do Guia Michelin de Istanbul, Izmir e Bodrum, o Prêmio Michelin para Sommelier foi para Seray Kumbasar, do restaurante Vino Locale de Izmir, agraciado com uma Estrela Verde e uma Estrela Michelin. O Prêmio Michelin para Serviço, patrocinado pela Mastercard, foi para Ismail Kahveci e a equipe de serviço do restaurante Tuğra de Istanbul, pelo excepcional senso de hospitalidade. Por último, o Prêmio Michelin para Melhor Chef Jovem, em reconhecimento a um jovem talento promissor, foi para Ulaş Durmaz, do restaurante The Red Balloon de Istanbul.

 

Os enclaves culinários de Izmir e Bodrum brilham no Guia Michelin 2024
Comentarios