sábado. 24.02.2024

O folar é o produto rei que dá nome ao evento ao qual se juntam outros produtos da terra, a gastronomia e, principalmente, o vinho, uma vez que este ano a Feira do Folar e Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães integra a programação da iniciativa Douro Cidade Europeia do Vinho, que ao longo de todo o ano  vai decorrer nos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro.

O certame, que acontece de 6 a 8 de abril, nos dias que antecedem a Páscoa, regista um crescimento no próprio conceito, ao apostar na inclusão da gastronomia e dos vinhos e também dos espetáculos musicais.

A Feira decorre no Centro de Apoio empresarial, com uma área exclusivamente dedicada à atividade de panificação, que são os produtores do tradicional folar, mas também expositores com outro tipo de produtos, nomeadamente, pastelaria, compotas, enchidos, licores, vinho, azeite, mel e outros produtos alimentares e agrícolas.

vinho Carrazeda
Vinho de Carrazeda.

Num segundo espaço, numa tenda exterior, vai funcionar a área mais recreativa, com palco para animação, tasquinhas com serviço de refeições e expositores de vinho do concelho.

Para que as famílias possam usufruir do evento com tranquilidade, a organização preparou no interior do Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães, um espaço destinado à exposição de produtos, mas também uma área “Kids”, onde as crianças se podem divertir, em total segurança, contando com o acompanhamento e vigilância de monitores.

A Feira do Folar e Produtos da Terra pretende ser uma oportunidade para comercialização dos produtos existentes no concelho de Carrazeda de Ansiães, de modo especial, o folar, contribuindo assim para promover a economia local, cultura, tradições e turismo. Mas não só. Por se tratar de um evento que ocorre num período festivo, de reunião de famílias e amigos, o evento é também ponto de encontro, um espaço de convívio e animação e um motivo de atração para que visitantes e turistas acorram a Carrazeda de Ansiães por estes dias.

As inscrições para os expositores decorrem até ao dia 20 de março, podem ser feitas online,  através do preenchimento da ficha de inscrição https://forms.gle/1bVbwUGZagkAKkFV8, disponibilizada na página institucional do Município de Carrazeda de Ansiães, ou diretamente na Loja Interativa de Turismo.

FESTIVAL DO CABRITO JUNTA-SE Á FESTA

Na mesma semana em que acontece a Feira do Folar e dos Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães realiza-se o Festival do Cabrito na restauração local, o que vem somar às razões para visitar o concelho por estes dias. O cabrito para além de ser um prato característico da Páscoa, é típico neste concelho. A autarquia, sabendo da sua importância económica, quer para a restauração quer para a produção, incentiva o consumo, não apenas dos residentes, como aconteceu em período de pandemia, mas também dos visitantes, promovendo este festival como forma de atrair pessoas ao concelho. Durante o período em que decorre o festival, por cada 30 € gastos em refeições de cabrito, o município oferece uma garrafa de vinho e um copo alusivo ao território.

top 10 Festival do Cabrito
 Festival do Cabrito.

Regressa a Feira do Folar e Produtos da Terra a Carrazeda de Ansiães
Comentarios