sábado. 20.04.2024

O Município de Esposende promove, entre 19 de fevereiro e 6 de março, a iniciativa “Lampreia & Companhia”, contando com 22 restaurantes aderentes que apresentam como principal sugestão a degustação do sazonal ciclóstomo. Esta ação entronca com a programação do evento gastronómico “Março com Sabores do Mar” – 23.ª edição - que, durante todo o mês, promove os pratos de peixe e mariscos da restauração esposendense, sem esquecer a doçaria e panificação produzidas no concelho, dando também destaque a outros produtos locais, associados ao projeto ESlocal.

O regresso ao formato presencial dos eventos gastronómicos de Esposende fica marcado pela reunião do saber ancestral das gentes locais e a procura pelos apreciadores dos peixes e mariscos mais frescos. A lampreia assume o destaque nos cardápios. O estuário do rio Cávado é porta de entrada para a reprodução, mas também como o destino certo para as lampreias, cumprindo-se a missão de proporcionar opíparos banquetes aos apreciadores desta iguaria.

Entre janeiro e abril, a gastronomia de Esposende evidencia a lampreia do estuário do rio Cávado, nas diversas formas de a confecionar e com “diferentes companhias” (arroz, batata…), traduzindo-se no arroz de lampreia, na lampreia à bordalesa ou na lampreia assada no forno. Ao longo dos séculos, a lampreia tem sido um prato de eleição, merecendo mesmo, neste caso, honras para protagonizar a antecipação do “Março com Sabores do Mar”, evento gastronómico que envolve a restauração de Esposende, mas que promove e evidencia também a mobilização das comunidades piscatória e escolar, onde a confeção de pratos privilegia os produtos endógenos e o pescado da costa atlântica.

Depois de dois anos fortemente condicionados pela pandemia provocada pela Covid-19, é chegado o tempo de restabelecer conexões e fortalecer laços. 2022 é apontado, ainda, como o ano para sair e criar novas ligações. Em ambos os casos, a gastronomia de qualidade que Esposende oferece enquadra-se nessa necessidade urgente de  socialização.

Por isso, a experiência gastronómica proporcionada pela degustação da lampreia encerra, ainda, todo um vínculo com a viagem até à princesa do Cávado. Conhecer as gentes, as tradições e as atividades culturais de Esposende complementa o programa que tem como mote a degustação da lampreia do rio Cávado, cuja singularidade permite apurar o gosto dos apreciadores mais exigentes.

Lampreia do Cavado & Companhia