domingo. 26.05.2024

O Município de Arcos de Valdevez dá início à recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos – restos alimentares - para utilizadores não-domésticos do canal HORECA (hotelaria, restauração,…), cantinas escolares, IPSS´s e mercados.

Este projeto-piloto, intitulado “Restos com Valor”, é um passo fulcral rumo à melhoria da sustentabilidade do Município, representando mais uma importante medida ambiental, que contribuirá para que o concelho continue a melhorar o seu desempenho ambiental.

A recolha seletiva de biorresíduos visa dar cumprimento ao estabelecido no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), no que diz respeito à obrigatoriedade de os resíduos alimentares serem separados e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos, estando também enquadrado no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU 2030).

Este projeto teve a sua primeira abordagem junto do público-alvo, através de ações de sensibilização e comunicação porta-a-porta, de modo a estabelecer as adesões à recolha seletiva. O circuito conta, atualmente, com 42 adesões entre restaurantes, unidades hoteleiras, mercados, escolas e IPSS`s, a quem foram entregues os contentores de 90L e 120L e definido o circuito de recolha.

Para a realização desta iniciativa foi adquirido um veículo elétrico de pequenas dimensões para recolha de contentores de biorresíduos alimentares, 130 contentores de cor castanha para deposição seletiva de biorresíduos alimentares

Depois de recolhidos, os biorresíduos serão tratados na Resulima, numa nova linha de tratamento dedicada à compostagem, onde serão transformados em fertilizante natural e reintegrados num novo ciclo, contribuindo assim para um melhor Ambiente, Melhor Saúde, Maior Poupança de recursos e estímulo à Economia Circular.

Para a realização desta iniciativa foi adquirido um veículo elétrico de pequenas dimensões para recolha de contentores de biorresíduos alimentares, 130 contentores de cor castanha para deposição seletiva de biorresíduos alimentares, bem como folhetos informativos com a definição das regras de utilização.

IMG_0436

Este projeto resulta da candidatura ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos” do Fundo Ambiental, com um investimento total de 67.785,30 € e financiamento na ordem dos 55.413,25€.

O sucesso desta operação, que é nova para todos, depende do envolvimento de todos, em prol de um Município mais amigo do Ambiente e que aposta na valorização dos seus resíduos e na melhoria da sua Sustentabilidade.

'Restos com Valor'
Comentarios