domingo. 26.05.2024

No próximo Domingo 28 de Abril, um almoço especial vai ter lugar em Drancy, uma cidade multicultural nos arredores de Paris, onde a comunidade Luso–francesa, principalmente oriunda do Minho, Trás–os–Montes e Beiras tem elevada representação.

Assim, no grande salão do Espaço Cultural do Parque, pelas 13,00 h realiza-se o Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, cujos comensais além de saborearem a iguaria Pontelimense, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, têm programa de animação: Grupo 100 Limit, a Banda “Os Dezafinados” e ainda o folclore, com o grupo da casa: As Romarias do Minho.

Um cuidado especial na confecção da ementa para este ano foi decidido pela organização – ADAP – a associação representativa dos emigrantes naquela localidade francesa.

Assim, a receita escolhida contém os segredos de afamadas cozinheir(o)as do Sarrabulho de Ponte de Lima: Fátima Amorim e Goretti Bezerra, do “Sonho do Capitão”, na Correlhã; chef Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos, e os segredos do chef Domingos Gomes, experimentado há anos na arte culinária do acepipe em Ponte de Lima, agora estabelecido com o seu “Rio Lima” em Cardielos, Viana do Castelo.

Do acordado com os renomados mestres de cozinha, resultou a encomenda dos principais produtos para o prato típico em Ponte de Lima; carnes de vaca, de galinha e de porco; fígado, sanguínea, belouras, tripa de farinha, tudo a transportar brevemente, por viatura refrigerada para França.

Deste modo, parece que a coisa promete! Um festim genuíno, a 1800 kms da origem!

Receitas do sarrabulho
Comentarios