O Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya será o palco de uma tarde dedicada ao património natural e à reflexão sobre questões ambientais no próximo dia 25 de outubro, pelas 15h30.
O evento terá o seu momento inaugural com uma atuação musical a cargo do Grupo Coral dos Professores do Porto. De seguida, será inaugurada a exposição “Tesouros da Terra II”, uma mostra que enaltece a riqueza geológica.
Exposição de Minerais Raros e Valiosos
A exposição é o resultado do trabalho e paixão do colecionador José Silva Ferreira, médico de profissão e entusiasta da arqueologia e geologia. Silva Ferreira é um dos impulsionadores do espaço Minerais e Rochas – Coleção Silva Ferreira, e apresentará uma seleção de 634 minerais que integravam a coleção do Eng. Norberto Caria.
Adquiridas ao longo da vida do engenheiro por vários continentes, algumas destas peças são de tal modo raras e valiosas que poderiam enriquecer os espólios dos mais prestigiados museus internacionais. O Centro Ciência Viva dos Arcos tem agora o privilégio de exibir este notável acervo, enriquecendo o seu património geológico.
Conferência sobre Exploração e Ambiente
A tarde culminará com a conferência “Exploração de Recursos Naturais e Impacto Ambiental”, um momento de reflexão sobre a intervenção humana na natureza. A palestra será apresentada pelo Professor Alexandre Lima, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
O Professor Alexandre Lima é um geólogo e académico com vasta experiência em investigação internacional sobre prospeção de depósitos minerais, sendo o atual Diretor do Mestrado em Geologia da FCUP.
O Centro Ciência Viva dos Arcos convida toda a comunidade a participar nesta iniciativa que une cultura, ciência e consciencialização ambiental.
