viernes. 17.05.2024

Nato vai receber imagem do beato Francisco Pacheco, de Ponte de Lima

Agora, brevemente, será a vez da NATO, receber também a escultura em marfinite com 20 cm de altura, da encomenda realizada pela Casa Beato Francisco Pacheco, situada frente á Misericórdia limiana. A estatueta será entregue ao general Paulo Mateus, Chefe da Representação Militar de Portugal junto daquela organização intergovernamental e da União Europeia, em Bruxelas, pelo jurista Manuel Pereira, antigo furriel na Guiné Bissau, e Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Ponte de Lima, e seu membro Tenente Coronel José António Leitão, antigo oficial destacado em missões da ONU, para a Paz no Kosovo e Timor Leste. 
Padre Rafael Gomes , Presidente Liga dos Combatentes Ponte de Lima e membros Clube de Gastronomia.
Padre Rafael Gomes , Presidente Liga dos Combatentes Ponte de Lima e membros Clube de Gastronomia.

No seguimento do anunciado na abertura da exposição Bio-Bibliográfica do Beato Francisco Pacheco (1566?-1626) que decorreu de 20 a 30 de Junho último na Biblioteca Municipal, vai ser incentivado o culto ao santo mártir dos Limianos. Referimo-nos á divulgação da sua imagem em instituições na Europa, depois de uma primeira ter sido entregue há dois anos atrás, para a Igreja de S. António dos Portugueses em Roma, no âmbito duma deslocação do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.

Agora, brevemente, será a vez da NATO, receber também a escultura em marfinite com 20 cm de altura, da encomenda realizada pela Casa Beato Francisco Pacheco, situada frente á Misericórdia limiana. A estatueta será entregue ao general Paulo Mateus, Chefe da Representação Militar de Portugal junto daquela organização intergovernamental e da União Europeia, em Bruxelas, pelo jurista Manuel Pereira, antigo furriel na Guiné Bissau, e Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Ponte de Lima, e seu membro Tenente Coronel José António Leitão, antigo oficial destacado em missões da ONU, para a Paz no Kosovo e Timor Leste. A estatueta foi benzida ontem na missa das 19,00 h na Matriz de Ponte de Lima, pelo Padre Rafael da Costa Gomes, Ajunto do Pároco da vila e vigário geral da diocese, Mons. José Caldas.

Na linha de compromisso do Cube de Gastronomia de Ponte de Lima uma outra peça representativa do ilustre Limiano, será entregue oportunamente em Roma, destinada à embaixada de Portugal junto do Vaticano.

Como balanço do trabalho em curso, no início do próximo ano, está previsto um encontro em Lisboa com o postulador da causa para canonização do Beato, o Padre João Caniço, da Paróquia do Lumiar.

Nato vai receber imagem do beato Francisco Pacheco, de Ponte de Lima
Comentarios