domingo. 21.04.2024

O Município celebra o Dia de Ponte de Lima no dia 4 de março, assinalando os 899 anos do Foral outorgado por D. Teresa.

O programa das comemorações dos 899 anos é extenso e apresenta diversas ações, prolongando-se do dia 1 a 5 de março.

No dia 1 de março dá-se início ao programa cultural das comemorações do Dia de Ponte de Lima com o espetáculo “Feliz Aniversário” com João Baião no Teatro Diogo Bernardes, às 21h30. Repetindo-se no dia seguinte, 2 de março, no mesmo local e horário.

No sábado, dia 2 de março, a Ordem do Caminho de Santiago realiza o XXXII Capítulo Extraordinário. Às 15h30, no Centro Histórico, a recriação histórica “D. Teresa visita o lugar de Ponte” será apresentada pelo GACEL – Grupo de Ação, Cultura e Estudos Limianos.

No domingo, dia 3 de março, as atividades concentram-se no Passeio 25 de Abril, às 10 horas com o Encontro Concelhio de Bombos e às 15 horas, o Desfile de Tradição que reúne os Grupos Folclóricos de Ponte de Lima.

No aguardado dia 4 de março, o programa oficial das Comemorações do Dia de Ponte de Lima começa com a inauguração da exposição Caminhos “Vilas e Cidades do Caminho Português: Ponte de Lima” na Torre da Cadeia Velha às 11 horas. Às 14h30 inaugura-se a obra de restauro da Capela de Santiago, situada na freguesia da Correlhã.

A simbólica deposição da coroa de flores na estátua de D. Teresa está marcada para as 16h30, seguindo-se a sessão solene agendada para as 17 horas na Igreja Matriz.

A sessão solene contará com a atuação do prestigiado violinista limiano João Silva, durante a qual se realizará a palestra “O Caminho de Santiago – protagonismos de Ponte de Lima no alicerçar da tolerância e Identidade europeias” com o historiador Joel Cleto.

O autor do hino a Ponte de Lima, o Maestro Amílcar Morais será homenageado, ainda durante a sessão solene, momento que contará com a participação da Banda de Música de Ponte de Lima.

Integrando o programa cultural das comemorações do Dia de Ponte de Lima, realiza-se o I Congresso “Ponte de Lima: do Neolítico à Idade Média” no Auditório Municipal, nos dias 4 e 5 de março.

Comemorações do Dia de Ponte de Lima–899 anos do Foral
Comentarios