jueves. 18.04.2024

No próximo dia 26 de novembro, sexta-feira, às 21h15, a Rota do Românico vai dinamizar uma visita guiada gratuita à exposição Ver do Bago nos Santos, patente na Igreja de Santo António dos Capuchos, em Penafiel.

Inaugurada no passado dia 30 de setembro, esta mostra está enquadrada no projeto cultural Ver do Bago, um Brinde entre Deus e os Homens, um ciclo de três exposições que celebra a relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana do território da Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

Ver do Bago nos Santos propõe-nos uma viagem pelas manifestações culturais e artísticas do culto aos Santos do ciclo do vinho para compreendermos de que forma a sua produção e consumo estão relacionados com a identidade e as celebrações deste território (ver vídeo).

Em Penafiel, poderemos apreciar, dentre outros, um jovem e imberbe São Vicente, patrono dos vinhateiros, que segura um precioso cacho de uvas junto ao coração; São Tiago a pintar, com o santo braço que aqui trazemos, o “Bago” que se torna vinho; São Martinho, pelas mãos dos Mestres de Ferreirim, a habitar a entrada da nave dos Capuchos; uma instalação vídeo que mergulha num cubo para nos mostrar como os Monges “oram e laboram”, cuidando da alma, metem bem as mãos na massa terrena; o encantado e encantador olhar fotográfico de Domingos Alvão sobre os instrumentos e momentos que fazem o vinho ser vinho.

A visita guiada apenas se realizará com um mínimo de 10 (dez) participantes e um máximo de 20 (vinte).

inscrição é gratuita, mas obrigatória.

O projeto Ver do Bago está enquadrado na operação O Vinho, a Arte e os Homens, cofinanciada pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia.

Exposição Ver do Bago nos Santos, visita guiada gratuita