jueves. 25.04.2024

A Câmara Municipal de Ponte da Barca inaugura, na sexta-feira, dia 25 de fevereiro, às 17h, o Auditório da Biblioteca Municipal, espaço que passará a designar-se “Auditório Conselheiro Sebastião Costa Pereira”, numa homenagem a Sebastião Duarte Pestana de Vasconcelos da Costa Pereira.

Com esta iniciativa, a autarquia de Ponte da Barca assinala, assim, este exemplo de cidadania ativa e preserva  a memória de um bibliófilo de excelência, de um cidadão a quem Ponte da Barca medalhou, também, pelo seu Mérito Cultural.

Recorde-se que, num gesto digno do maior aplauso, a filha do Sebastião Duarte Pestana de Vasconcelos da Costa Pereira, Isabel Eugénia da Luz Pestana de Vasconcelos Pereira Ramos, decidiu oferecer ao Município de Ponte da Barca a vasta coleção de obras sobre Napoleão Bonaparte que, ao longo de uma vida, foi reunindo com o fervor de um apaixonado.

O amor pelos livros, que herdou dos seus antepassados, aliado a um fascínio pela figura de Napoleão Bonaparte, levou-o a colecionar um vastíssimo espolio documental sobre o imperador, sendo também autor da obra “Napoleonica Varia”.

Esta coleção integra, agora, o espólio da Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, e vai estar depositada na “Sala de Consulta” também com o seu nome.

Autarquia homenageia Sebastião Duarte Pestana de Vasconcelos da Costa Pereira