lunes. 29.04.2024

A 16 de Dezembro, quarta-feira, pelas 20h00, no Teatro Diogo Bernardes, espectáculo de teatro Amado Monstro, texto de Javier Tomeo, com tradução, adaptação, encenação e interpretação de João Didelet e Marcantonio Del Carlo, que iniciam em Ponte de Lima a digressão nacional do espectáculo, que se prolongará ao longo de 2021, depois da estreia e apresentação em Lisboa.

Esta peça é a adaptação da obra com o mesmo nome, do reconhecido romancista espanhol Javier Tomeo.

João Didelet.

Retrata a vivência de um homem que, subjugado pela mãe, só aos quarenta e sete anos se candidata ao seu primeiro emprego, guarda nocturno da garagem de um banco. Durante a entrevista, liderada pelo director de recursos humanos, os dois homens descobrem que ambas as mães são possessivas, criando uma empatia pouco esperada neste tipo de situações. Porém, ambos têm algo a esconder, seja no seu passado, seja no presente.

Ficha Artística e Técnica

De Javier Tomeo

Tradução, adaptação, encenação e interpretação João Didelet e Marcantonio Del Carlo

Cenografia Marcantonio Del Carlo

Figurinos João Didelet

Desenho de luz Virgínia Esteves

Música original André do Áudio

Coprodução Teatro da Trindade INATEL e MSHOW

Nota Biográfica do Autor

Javier Tomeo (1932 – 2013) foi um escritor e dramaturgo espanhol. Licenciado em Direito e Criminología pela Universidade de Barcelona, nos anos cinquenta escreveu literatura popular, sob o pseudónimo de “Frantz Keller” para a Editora Bruguera. Em 1963, editou, juntamente com Juan María Estadella, La brujeria y la supersticion en Cataluña. Em 1967, publicou o seu primeiro romance e, em 1971, foi distinguido com o Prémio Cidade de Barbastro, com El Unicornio. Nos anos 80, escreveu os romances Dialogo en re mayor e Amado Monstro, tendo, na década seguinte, expandido o seu universo literário com a publicação de El Gallitigre (1990), El crimen del cine Oriente (1995), Los misterios de la Ópera (1997), Napoleón VII (1999) ou Cuentos perversos (2002), entre outros.

Quase a chegar ao final do ano de apresentações de espectáculos, o Teatro Diogo Bernardes continua a cumprir a sua função de Serviço Público de Cultura, com a continuidade da temporada anunciada até ao final de Março de 2021, desafiando os espectadores para assistir a eventos de alta qualidade, em datas e horários adaptados às medidas de contenção da Covid-19 e reunindo todas as regras de segurança, no cumprimento da legislação e das orientações da Direcção Geral de Saúde.

Amado Monstro