martes. 16.04.2024

Com assinatura do Restaurante Dom Júlio, por Gonçalo Araújo, o ‘Veado do Bosque’ é uma das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia de Portugal, na categoria Cozinha Molecular. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira felicita os proprietários, o chefe de cozinha e toda a equipa de colaboradores da unidade hoteleira instalada no concelho pelo prémio meritório que muito honra e eleva o nome do concelho.

Apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia® foi transmitida em direto, este sábado, pela RTP 1 e RTP Internacional, revelando uma vez mais a riqueza gastronómica do nosso país e fazer uma justa homenagem a todos aqueles que diariamente dão o seu contributo em prol da valorização deste património nacional.

Este ano, os participantes foram desafiados pela organização das 7 Maravilhas a reinventar e a reinterpretar o melhor que sabem fazer pela Gastronomia Portuguesa®, e a adesão foi excelente. O concurso iniciou com 1.147 restaurantes concorrentes de todo o território nacional às 7 categorias submetidas ao voto popular: Petiscos, Vegetariana, Vegana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.

Vila Nova de Cerveira arrecadou o prémio na categoria de Cozinha Molecular, com o ‘Veado do Bosque’ do Restaurante Dom Júlio, por Gonçalo Araújo. A cozinha molecular é a aplicação de técnicas da indústria de alimentos na cozinha convencional, cuja ideia principal é mudar a perceção e as sensações ao provar um alimento com o qual já estamos acostumados.

De salientar que, desde 2015, a carne de veado passou a ser uma das iguarias promovidas nos cardápios dos restaurantes do concelho, no âmbito da iniciativa ‘Prove Cerveira’. O ‘Veado à D. Dinis’ conjuga a suculenta carne com os recursos endógenos e a vertente cultural do concelho cerveirense.

‘Veado do Bosque’ de Cerveira eleito uma das ´7 Maravilhas da Nova Gastronomia´