sábado. 20.04.2024

A Universidade do Minho entregou este sábado, na cerimónia do seu 50º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2024 a Isabel Soares, da Escola de Psicologia. A distinção é atribuída anualmente a um/a investigador/a da UMinho que se destaque pela sua atividade de excelência.

“É uma alegria ter o reconhecimento da minha carreira construída nesta casa ao longo de 30 anos”, referiu Isabel Soares. A investigação que tem desenvolvido “só foi possível graças ao privilégio de ter encontrado pessoas verdadeiramente únicas” e que a inspiraram. “Desde a minha família, que proporcionou todas as condições para realizar os meus sonhos, até aos estudantes e colegas na academia, pacientes na minha atividade clínica, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade na minha atividade de investigação, que foram especiais e fundamentais”, acrescentou.

Isabel Soares entre o vice-reitor Eugénio Ferreira e a ministra Elvira Fortunato.
Isabel Soares entre o vice-reitor Eugénio Ferreira e a ministra Elvira Fortunato.

Nascida em S. Mamede de Infesta, distrito do Porto, Isabel Soares é licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto. Ingressou na UMinho em 1993, onde é professora catedrática, investigadora do Centro de Investigação em Psicologia e membro do Conselho Geral, depois de ter dirigido cursos, departamentos e presidido à Escola de Psicologia. É presidente e investigadora responsável pelo laboratório colaborativo ProChild CoLAB, que recebeu o Prémio Direitos Humanos 2023, atribuído pela Assembleia da República. A sua investigação inscreve-se no domínio da vinculação e psicopatologia do desenvolvimento. Tem cerca de 150 publicações em livros e revistas científicas nacionais e internacionais, tendo orientado dezenas de teses de mestrado e doutoramento. É membro do Conselho Nacional de Psicólogos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Em 2023 recebeu o Prémio Ibérico de Psicologia, atribuído pela OPP e pelo Consejo General de Psicologia de Espanha.

DEZASSETE CIENTISTAS DISTINGUIDOS

O Prémio de Mérito Científico já foi atribuído a 17 investigadores da UMinho. Lançado em 2009, destacou desde então Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia, hoje no I3B’s), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José António Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), José González-Méijome (Escola de Ciências), Leandro Almeida (Instituto da Educação), Patrícia Jerónimo (Escola de Direito), António Vicente (Escola de Ciências), Helena Machado (Instituto de Ciências Sociais), Fernando Alexandre (Escola de Economia e Gestão), António Salgado (Escola de Medicina), além de Isabel Soares.

UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a Isabel Soares
Comentarios