sábado. 27.04.2024

Tua Walking Festival aumenta número limite de inscrições

Face ao sucesso alcançado em 2023, o Festival de Percursos Pedestres do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), aumenta este ano de 150 para 250 o limite de participantes em cada uma das caminhadas. O Tua Walking Festival arranca a 23 de março, em Mirandela, e as inscrições já estão abertas.

Mapa de Vale do Tua. GENTILEZA DE GUÍA DA NATUREZA VALE DO TUA.
Mapa de Vale do Tua. GENTILEZA DE GUÍA DA NATUREZA VALE DO TUA.

Tendo por base a rede de Percursos Pedestres homologados, o PNRVT organiza novamente o Tua Walking Festival, um Festival de Percursos Pedestres que quer valorizar e promover o território de forma integrada, incluindo os recursos com maior potencial e que melhor refletem a identidade das comunidades locais.

O evento decorre durante cinco fins-de-semana, com atividades, que acontecem ao longo do ano, um em cada um dos cinco concelhos que integram o Vale do Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

“Uma das novidades é o aumento do número de inscrições até ao limite que não comprometa a qualidade e as questões ambientais, que devemos e queremos acautelar”, adianta o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo, clarificando que no ano transato, concretamente na atividade de pedestrianismo, o limite era de 150 inscrições, este ano são admitidos 250 participantes por caminhada.

O modelo mantém-se e é replicado em cada um dos municípios. A ideia do fim-de-semana pretende atrair pessoas também de fora do território e motivá-las a dormir, pelo menos, uma noite na região, razão pela qual no sábado cada um dos municípios desenhou um programa de atividades recreativas e culturais, nomeadamente, visitas ao património, provas de vinhos, provas de produtos locais, workshops, espetáculos musicais, observação de estrelas e até organização de pequenas  feiras de produtos da terra. No domingo acontece a caminhada, num dos percursos do PNRVT.

A organização está a cargo da empresa PORTUGALNTN, sempre em parceria com o PNRVT e cada um dos municípios desta área protegida. “E serve este exemplo para deixar outra nota sobre um assunto de que muitos falam e poucos praticam: trabalho em rede”, sublinha o diretor. Efetivamente, desde a conceção até à realização, cada um dos municípios disponibiliza uma equipa de técnicos, que colabora ativamente e de forma coordenada com a entidade promotora e a empresa responsável pela organização.

Este ano o Tua Walking Festival começa no fim-de-semana de 23 e 24 de março, em Mirandela, contando no sábado com um Seminário com o tema “Pedestrianismo e Desenvolvimento dos Territórios”, que se realiza na Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo (ESACT), do Instituto Politécnico de Bragança.  

O Seminário é reconhecido e certificado como uma  Ação de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho nº 5741/2015 de 29/05" e como uma ação de Formação Contínua para renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD). Os créditos são atribuídos à Componente de Formação Específica de Pedestrianismo – Graus I, II e III.

Festival é forma de rentabilizar o investimento feito nas infraestruturas

A criação da Rede de Percursos Pedestres foi o primeiro grande investimento, na área do Turismo de Natureza, do PNRVT. “Este Festival é a forma de rentabilizar esse investimento”, sustenta Domingos Pires, responsável pela PORTUGALNTN.

O PNRVT possui uma rede de 12 Pequenas Rotas, homologadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), com manutenção regular, que garante as condições de segurança e qualidade. A promoção é a  sequência natural desse trabalho, para potenciar o investimento, ao mesmo tempo que se aposta nas componentes social, económica e ambiental do território. “Envolvemos as comunidades, ajudamo-las a dar valor aos seus recursos e à sua identidade, criamos dinâmicas económicas locais e contribuímos para a educação ambiental ao adotar boas práticas nas atividades que desenvolvemos”, acrescenta aquele responsável. Por exemplo, a recolha de lixo enquanto se caminha (plogging), o abastecimento de água em boxes, abandonando a distribuição de garrafas de plástico e incentivando ao uso de recipiente reutilizável próprio, o respeito pelas infraestruturas e pelas propriedades, etc.

A presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, que este ano acolhe o primeiro momento do Tua Walking Festival, reitera a importância destas boas práticas, sociais e ambientais, e sublinha a componente do “orgulho” que se estimula nas comunidades. “É muito importante que as pessoas sejam capazes de reconhecer e valorizar os seus recursos e se sintam orgulhosas quando são visitados”, remata.

O Festival acontece em fins-de-semana da “época baixa” pelo que também se apresenta como uma alternativa de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística.

No ano passado as inscrições eram feitas separadamente para cada um dos concelhos, todas esgotaram em poucos dias após a respetiva abertura, este ano isso também pode acontecer, mas foi aberta a possibilidade de fazer a inscrição em simultâneo para os cinco momentos, com direito a uma oferta surpresa a atribuir pelo PNRVT.

As inscrições, bem como os programas individuais em cada um dos concelhos, estão disponíveis no website do PNRVT, em www.parque.valetua.pt.

 

Tua Walking Festival aumenta número limite de inscrições
Comentarios