martes. 25.06.2024

Sem qualquer encenação as equipas, portuguesas e espanholas, lutam com determinação, em combate real, pela vitória neste torneio medieval.

A atividade é promovida pelo Município de Carrazeda de Ansiães e conta, na organização, com a parceria da equipa Portvcale Combate Medieval. O torneio envolve os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5x5. Todos os combatentes vão apresentar armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real.

E quem quiser aprender, ou simplesmente experimentar, pode frequentar os workshops ou ter aulas de esgrima ou tiro ao alvo.

O Torneio Medieval em combate real é o tema principal nesta iniciativa, mas há muito mais atividades, muitas delas que estimulam o envolvimento da assistência.

O evento desenvolve-se em dois locais distintos, no Castelo de Ansiães, onde decorrem as lutas e os workshops associados a esta prática, e na vila, na Praça 6 de abril, onde, em permanência, vai funcionar o mercado medieval e diversas oficinas pedagógicas.

No dia 31 de maio, ao início da tarde, decorre um cortejo que envolve as escolas e a comunidade local, que percorre as ruas da vila de Carrazeda e encaminha a população e os visitantes para o Mercado Medieval, que vai funcionar, no jardim junto à Biblioteca Municipal. Neste Mercado vão estar presentes um conjunto de mercadores que demonstram e vendem produtos, tendas com diversificadas atividades, sempre acompanhados de animação itinerante, jogos e atuações de grupos musicais. Há também Tabernas Medievais, com comida e bebida ao serviço dos visitantes e este ano conta também com uma ceia medieval que vai decorrer no dia 31 de maio.

Também não falta animação musical e espetáculos que decorrem à noite. Pelo espaço das atividades há, ao longo dos três dias, bailes e folguedos com os D’Way, musicais e folias com as Valquírias, os Manta D’ourelos e os Sons da Serra. O Grupo Pé na Terra, na noite de 31 de maio, e o grupo ALBALUNA, na noite de 1 de junho, fazem concertos musicais. Há ainda espetáculo de fogo, com os Iluminatis, e mais folias com o DJ Gaiteirinho e Rádio Sonoplasmática pela noite dentro.

No Castelo de Ansiães o Grupo de Teatro Filandorra, encarrega-se de garantir uma viagem histórica que transporta o visitante à época medieval e à história do Castelo de Ansiães. Quem quiser pode participar em Workshops de Esgrima Histórica, Carreira de Tiro com Arco e oficinas de fundas. No dia 2 de junho, mediante inscrição prévia, quem quiser pode participar no Paddy Paper e explorar o castelo de Ansiães, através desta divertida atividade.

Diariamente acontece um espetáculo de Cetraria com Las Águilas de Valporquero.

Com este evento o município de Carrazeda de Ansiães pretende promover e valorizar o património do concelho, nomeadamente o castelo de Ansiães, levando a comunidade local a usufruir deste local e mostrando aos visitantes a importância histórica do Castelo e a própria beleza do espaço envolvente.

Torneio Medieval com combate real regressa ao Castelo de Ansiães
Comentarios