viernes. 14.06.2024

O Município de Ponte de Lima volta a celebrar a poesia no mês em que se comemora este género de expressão literária, enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade.

Promove-se, assim, mais uma edição de "Poesia à Sexta", um programa cultural, dinamizada na Biblioteca Municipal que difunde um dos géneros mais elevados da literatura local e celebra a criatividade, a pluralidade linguística, a diversidade do diálogo, a livre circulação de ideias através das palavras e da música, enquanto poderoso catalisador para a partilha de valores e da paz.

O programa arranca já no próximo dia 24 de março, sexta-feira, pe

las 21h30, com sopros de poesia vertidos para o espetáculo “Adília Flops e afins”, um evento poético e musical desenvolvido pelas atrizes Clara Oliveira e Inês Severino, acompanhadas por Branca Oliveira que será protagonista dos momentos musicais, com o instrumento de sopro, o oboé.

Será, com certeza, uma edição de tributo à palavra poética e aos poetas.

De relembrar que a UNESCO adotou pela primeira vez o dia 21 de março como Dia Mundial da Poesia durante sua 30ª Conferência Geral em Paris, em 1999, com o objetivo de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de serem ouvidas línguas ameaçadas. O Dia Mundial da Poesia é a ocasião de reviver tradições orais de recitais de poesia, promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia, promover a convergência entre poesia e outras artes como teatro, dança, música e pintura, e aumentar a visibilidade da poesia na comunicação social.

Deixe-se seduzir pela “Poesia à Sexta” e marque presença nesta sessão de abertura de um novo ciclo poético!



 

Ponte de Lima celebra mês da poesia
Comentarios