miércoles. 24.04.2024

Ponte de Lima adere ao Plogging Challenge Portugal

Equipas de voluntários que vão palmilhar diversos trechos dos Caminhos de Santiago, recolhendo simultaneamente o lixo que forem encontrando no percurso. Trata-se de uma saudável ação de sensibilização ambiental, que chama igualmente a atenção para a importância das rotas jacobeias e sua preservação.
ARCHIVO.
ARCHIVO.

Decorre no próximo fim-de-semana, entre 23 e 25 de abril, a 2.ª edição do Plogging Challenge Portugal, que reúne, por todo o país, equipas de voluntários que vão palmilhar diversos trechos dos Caminhos de Santiago, recolhendo simultaneamente o lixo que forem encontrando no percurso. Trata-se de uma saudável ação de sensibilização ambiental, que chama igualmente a atenção para a importância das rotas jacobeias e sua preservação.

Ponte de Lima, já com tantas ligações aos Caminhos de Santiago, não podia ficar à margem desta iniciativa de âmbito nacional. As Freguesias de Fornelos e Queijada, Correlhã e Labruja associaram-se à iniciativa. A Junta de Freguesia de Fornelos e Queijada participará no dia 23 de abril, da parte da manhã, percorrendo um importante troço do Caminho de Torres, que passa no seu território.

No dia 25 de abril, também da parte da manhã, o grupo de Iniciados da ADCC – Associação Desportiva e Cultural da Correlhã e a Associação GAL – Grupo Animador da Labruja estarão igualmente envolvidos na recolha de lixo no Caminho Português de Santiago, em vários fragmentos do histórico itinerário, a sul e a norte do rio Lima.

A participação é aberta a todos os interessados. Serão fornecidos sacos do lixo e luvas aos participantes. Fica aqui o nosso convite.

Claro que quantas mais freguesias participarem, melhor. Mas se nem todas manifestarem vontade e disponibilidade, seria importante que pelo menos uma se envolvesse na atividade, que pode também ser divulgada através do facebook do Albergue de Peregrinos (ou do Município), sendo que depois o grupo Plogging Santa Maria da Feira, que está a organizar o evento (ver email abaixo), também divulgará a iniciativa de Ponte de Lima.

ARCHIVO.
ARCHIVO.

Ponte de Lima adere ao Plogging Challenge Portugal