domingo. 07.12.2025

Mais de 100 escuteiros de 18 países participaram em Ponte de Lima no 16º World Scout Moot Mundial Portugal 2025. O grupo, que incluía jovens da Austrália, Brasil, Estados Unidos, Islândia e Tunísia, teve a oportunidade de explorar o património, a cultura e a música popular da região.

O vereador da Juventude e Desporto, Gonçalo Rodrigues, deu as boas-vindas aos participantes, expressando a sua satisfação por ter um grupo tão diverso na vila, que se sentiu como se tivesse ali um "pedaço de todo o mundo".

Durante a sua estadia, os jovens escuteiros percorreram os principais pontos de interesse de Ponte de Lima. Visitaram o Festival Internacional de Jardins, exploraram as Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos e praticaram canoagem no rio Lima. Na Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, aprenderam sobre a produção de Vinho Verde e participaram numa "poda verde".

O artesanato local também foi um ponto alto da visita, com os escuteiros a contactarem com artesãos de tapeçaria, trajes regionais e "cabeçudos".

A estadia culminou com a simulação de um "Arraial Minhoto". A festa, que contou com bifanas, vinho verde, grupos de bombos, ranchos folclóricos e música popular, encerrou a atividade com um toque de cultura minhota.

Ponte de Lima acolhe escuteiros de todo o mundo no 16º World Scout Moot
Comentarios