jueves. 02.05.2024

Ponte da Barca, um dos Municípios 'Mais Familiarmente Responsáveis'

Ponte da Barca foi considerada como um dos Municípios 'Mais Familiarmente Responsáveis' pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), em reconhecimento das suas políticas de apoio às famílias. A distinção resulta de um inquérito nacional que avaliou onze áreas de atuação relacionadas com as políticas de família.
Entrega de bandeiras as autarquias familiarmente responsaveis, em Coimbra.
Entrega de bandeiras as autarquias familiarmente responsaveis, em Coimbra.

Ponte da Barca foi considerada como um dos Municípios "Mais Familiarmente Responsáveis" pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), em reconhecimento das suas políticas de apoio às famílias. A distinção resulta de um inquérito nacional que avaliou onze áreas de atuação relacionadas com as políticas de família.

No âmbito deste reconhecimento, o município de Ponte da Barca demonstrou boas práticas em diversas áreas, incluindo apoio à maternidade e paternidade, incentivo à natalidade, assistência a famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação, habitação, saúde, cultura, desporto, lazer e tempos livres.

Destaca-se o apoio domiciliário prestado às famílias em situação de fragilidade social, doentes crónicos, deficientes e idosos, tanto através de iniciativas próprias como de apoio a instituições de apoio domiciliário.

A autarquia também implementou medidas de aconselhamento familiar em situações de crise, como consultas de pisco-oncologia e orientação no âmbito da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

No setor da habitação, a autarquia apoiou a recuperação de habitações degradadas e o arrendamento, proporcionando uma variedade de incentivos, incluindo isenção de IMI e IMT. Além disso, iniciativos como a tarifa familiar de água e saneamento demonstram o compromisso com o bem-estar das famílias.

A autarquia disponibiliza ainda um gabinete de apoio à família/loja da família, designadamente para a atribuição de alimentos, bens de puericultura, móveis, eletrodomésticos e outros bens pontualmente doados. Dispõe, ainda, de protocolos com as IPSS locais que promovem um apoio integrado às famílias, bem como com associações para operacionalização de atividades nas freguesias do concelho.

No que diz respeito à Cultura, Desporto, Lazer e Tempo Livre destaque para a Ginástica Geriátrica para idosos institucionalizados, gratuitidade da utilização das piscinas para os utentes da APPACDM e para os alunos com multi-deficiência do Agrupamento de Escolas.

A educação e formação também foram contempladas com a oferta de livros de exercícios para alunos do 1º e 2º ciclos, bolsas de estudo para estudantes do ensino superior e a promoção de atividades extra-curriculares e desportivas acessíveis. Ainda neste âmbito, disponibiliza transportes escolares não resultantes de imposição legal, ou seja, apoia os transportes escolares para além dos 3/4 kms legalmente previstos, que se revelem importantes no quotidiano das famílias do município, designadamente para os jovens que integram a APPACDM no concelho (carrinha do município) e, fora deste, através do pagamento do Passe Escolar.

O Município de Ponte da Barca enfatiza ainda a importância do envelhecimento ativo, implementando projetos como Oficinas do Lazer e + INCLUSIVO. Além disso, medidas de promoção de estilos de vida saudáveis foram adotadas, incluindo ações de formação e informação sobre alimentação, atividade física e prevenção de consumo de substâncias.

A distinção recebida pelo Município de Ponte da Barca reflete o seu compromisso em construir e implementar políticas integradas de apoio à família, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Ponte da Barca, um dos Municípios 'Mais Familiarmente Responsáveis'
Comentarios