viernes. 19.04.2024

O Município de Ponte da Barca viu aprovada a sua candidatura à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Com a adesão a esta plataforma criada pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), estreitam-se, ainda mais, os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de fazer evoluir as políticas locais da juventude, numa lógica colaborativa e de partilha de boas práticas associativas e municipais.

A adesão a esta rede pioneira eleva o atual compromisso da autarquia barquense com os jovens do concelho, como atesta o Vereador do Pelouro da Juventude, José Alfredo Oliveira: “a integração nesta rede consolida estratégia da autarquia na promoção de ações destinadas aos jovens, de forma a reforçar a ligação entre o movimento associativo juvenil e a autarquia e estimular uma participação mais ativa dos jovens na vida cívica, cultural e política do município”.

Entre as vantagens da adesão a esta iniciativa destaca-se o acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; e a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem. Esta adesão confere a Ponte da Barca o “Selo de Município Amigo da Juventude”, enquanto símbolo e garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os jovens.

O arranque deste projeto conjunto está previsto para o próximo dia 5 de março, com a realização virtual do primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a juventude em Portugal.

ARCOS DE VALDEVEZ

O Município de Arcos de Valdevez é membro fundador, na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

A plataforma, criada no final do ano de 2020 pela FNAJ e que conta já com mais de 70 Municípios portugueses, tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude.

Hoje, dia 5 de março, o Município participou no I Encontro de Municípios Amigos da Juventude, onde deu a conhecer as linhas orientadoras e os projetos de impulso e otimização das políticas locais de Juventude.

Assim, Arcos de Valdevez eleva o atual compromisso da autarquia com os jovens e as jovens do concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, que esta plataforma encerra.

Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude