lunes. 29.04.2024

'Noite dos Medos'

Serões dos medos, bruxas, poções do além e outras mezinhas prometem “aterrorizar” Melgaço para mais uma “Noite dos Medos”, que acontece a 28 de outubro. A grande adesão que o evento tem tido nos últimos anos levou a que a autarquia deixasse a Casa da Cultura como palco para o arranque da noite, acontecendo agora no Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, no centro da vila melgacense. 

Serões dos medos, bruxas, poções do além e outras mezinhas prometem “aterrorizar” Melgaço para mais uma “Noite dos Medos”, que acontece a 28 de outubro. A grande adesão que o evento tem tido nos últimos anos levou a que a autarquia deixasse a Casa da Cultura como palco para o arranque da noite, acontecendo agora no Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, no centro da vila melgacense.  

Todos são convidados a vestir-se a preceito para celebrar o oculto e participar nas várias atividades que a autarquia preparou. O Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00, marca o arranque da terrível noite, no Largo Hermenegildo Solheiro, que estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Bruxas & Feiticeiros” (categoria escola) e “Acompanhamento” (categoria grupo).   
  

Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso até ao Cemitério dos Medos, no Castelo de Melgaço, este ano com um novo itinerário: nesta edição a autarquia quer centrar a atividade o mais junto possível do centro histórico, fazendo da vila um verdadeiro cenário de terror. O percurso: Largo Hermenegildo Solheiro - Rua Dr.º António Durães - Largo da Calçada - Rua Direita – Castelo de Melgaço.  

Já no castelo de Melgaço, o público poderá assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas, seguindo-se um deslumbrante espetáculo de fogo. Também aqui, pela primeira vez, haverá animação musical com Dj´s.  
  

Tal como nas edições anteriores, a programação do evento “NOITE DOS MEDOS” estende-se no calendário para além do dia principal, 28 de outubro, com atividades complementares e diversificadas a decorrerem na Casa da Cultura de Melgaço. 

A exposição “Máscaras do Diabo”, da autoria de Carlos Ferreira, marca o arranque do programa: de 6 de outubro a 22 de novembro. E ainda sessões de cinema, a 14 de outubro, e, a 21 de outubro, os mais pequenos são convidados a ouvir o conto “Histórias de arrepiar”.  
  
O INTERESSE DOS MAIS CURIOSOS PELO SOBRENATURAL 

A autarquia volta, nesta edição, a dar continuidade aos Serões dos Medos, que teve a sua apresentação no evento de 2022. Este ano sob a temática “Prenúncios de Morte”, os serões caracterizam-se por momentos culturais e recreativos que promovem a exposição de temáticas associadas às histórias de fenómenos que assombram, relacionadas, com o sobrenatural. Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais.   

As várias ações, dirigidas pelo professor Albertino Gonçalves e com relatos de histórias em 1ª pessoa, prometem decorrer num formato semelhante às historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas.  

Perante condições meteorológicas adversas, que impeçam a realização do programa ao ar livre, os vários momentos desta noite acontecerão em espaço fechado – a definir.  
  
CONCURSO DOS MEDOS 

Subordinado aos temas “Bruxas & Feiticeiros” (categoria Escola) e “Acompanhamento” (categoria Grupo), o Concurso dos “Medos” vai premiar os trabalhos mais criativos. As inscrições estão a decorrer, até 23 de outubro. Os interessados devem preencher a Ficha de inscrição – aqui, entregando-a ou na receção da Casa da Cultura de Melgaço ou via o e-mail [email protected].   

Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho, é o propósito da ação que, de ano para ano tem feito as delícias da plateia com trabalhos incríveis. 

Todos podem participar: comércios, associações, empresas, comunidade Escolar, instituições particulares de solidariedade ou Juntas de Freguesia, do concelho de Melgaço. Caso a organização entenda que existem propostas de outros participantes fora do concelho de Melgaço que se enquadrem no âmbito do concurso e que acrescentam valor ao evento, serão aceites.  

CATEGORIAS  
São admitidas as candidaturas para 2 categorias:  
- Categoria Escola: exclusivamente para a comunidade escolar;  
- Categoria Grupo: apresentação de candidaturas para restante comunidade em formato de Grupo (com um mínimo de quatro elementos).  

PRÉMIOS  
I – Categoria Escola: 
1º Prémio: Troféu de 1º classificado  
2º Prémio: Troféu de 2º classificado  
3º Prémio: Troféu de 3º classificado  

II – Categoria Grupo:  
1º Prémio: Cabaz de Produtos Locais  
2º Prémio: pack de seis garrafas de Espumante Alvarinho  
3º Prémio: pack de três garrafas de Espumante Alvarinho  

As normas de participação encontram-se para consulta aqui. 

O evento “Noite dos Medos” acontece desde 2017 e surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.  
 


 

'Noite dos Medos'
Comentarios