viernes. 19.04.2024

IPMA é «um alicerce no desenvolvimento tecnológico e inovador no domínio do mar e da atmosfera»

Durante a visita, que decorreu em Lisboa, a Ministra conheceu o centro operacional que inclui as valências de Meteorologia Aeronáutica, Meteorologia para fins gerais, Sismologia e tsunamis, e o Centro Operacional de Telecomunicações e Informática.
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita IPMA, Lisboa.
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita IPMA, Lisboa.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou a sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde foi apresentado o Plano Científico e Estratégico do IPMA, ao centro operacional de Meteorologia, ao Datacenter e  aos Laboratórios na área da oceanografia. 

Elvira Fortunato referiu-se a esta infraestrutura como «um alicerce no desenvolvimento tecnológico e inovador no domínio do mar e da atmosfera».

Durante a visita, que decorreu em Lisboa, a Ministra conheceu o centro operacional que inclui as valências de Meteorologia Aeronáutica, Meteorologia para fins gerais, Sismologia e tsunamis, e o Centro Operacional de Telecomunicações e Informática.

A Ministra enalteceu a Direção do IPMA quanto «à atividade de I&D desenvolvida, na valorização deste laboratório do Estado de referência, a nível internacional, quer pelo rigor e eficácia com que cumpre as suas funções técnico-científicas de apoio e suporte à ação do Estado».

Elvira Fortunato mencionou ainda «a presença de quadros qualificados, de doutorandos e de investigadores no setor público», que segue em linha com as medidas do Governo, como sendo uma prioridade para o crescimento das bolsas de doutoramento e dos contratos de investigadores em contexto não académico – empresarial, público, social.

A iniciativa incluiu uma deslocação às instalações do IPMA em Algés para uma visita aos Laboratórios de Microbiologia, Biotoxinas, Plâncton Marinho, Patologia, Sismo-estratigrafia, Paleo-oceanografia e Sedimentologia, durante a qual, a Ministra teve um encontro com diversos investigadores e colaboradores do IPMA, onde referiu o papel fundamental do IPMA, que tem como missão «promover e coordenar a investigação científica, a inovação, no domínio do mar e da atmosfera, assegurando a implementação das estratégias e políticas do País».

A Ministra da Ciência conheceu ainda a sala de operações onde está instalado o Supercomputador «Atlântico» - inaugurado no início do ano - que permite multiplicar por 20 a capacidade computacional do IPMA, melhorando significativamente, a qualidade das previsões dos modelos utilizados para a emissão de avisos meteorológicos, no suporte à meteorologia aeronáutica, nos índices meteorológicos de risco de incêndio bem como em outros setores.

«As infraestruturas digitais promovem novas fronteiras de conhecimento em vários campos e em direção a um futuro melhor e mais verde, em convergência com a Europa», disse Elvira Fortunato.

Durante a visita houve oportunidade de serem abordados os projetos do IPMA em curso financiados por diversos mecanismos (i.e., FCT, EU, EEE Grants) e através da cooperação internacional.

A visita da Ministra foi acompanhada pelo Conselho Diretivo, bem como por investigadores e colaboradores do IPMA. 

IPMA é «um alicerce no desenvolvimento tecnológico e inovador no domínio do mar e da...
Comentarios