viernes. 19.04.2024

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, afirmou que existem condições para que o desempenho da economia seja «bastante melhor» este ano do que em 2023.

António Costa Silva falava numa audição parlamentar na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, na Assembleia da República.

Na sua intervenção, o Ministro disse que, apesar de a guerra ter condicionado o funcionamento da economia mundial, já existe uma recuperação e uma melhoria ao nível do «sentimento económico da União Europeia». Destacou também o facto de, no primeiro trimestre deste ano, o preço do petróleo ter baixado cerca de 15%, verificando-se também «quedas significativas» nos preços da eletricidade do gás.

«Isto é muito importante para o desempenho da economia portuguesa. O custo das matérias-primas alimentares também teve uma descida significativa e verificam-se tendências de redução da inflação», frisou.

Exportações aumentaram mais de 13% neste período

António Costa Silva referiu também que as exportações aumentaram mais de 13% neste período, destacando-se o setor do turismo - «uma das grandes imagens de marca do País» - e que está a crescer mais 15% face a 2019 (período pré-pandemia).

Assim, em janeiro contabilizaram-se 2,5 milhões de dormidas e 1300 milhões de receitas, enquanto no mês seguinte as dormidas fixaram-se em quatro milhões e as receitas ficaram «na mesma ordem de grandeza», isto é, 42% acima de 2019. Já em março as dormidas ascenderam a cinco milhões.

António Costa Silva referiu ainda que «o turismo é o grande motor da economia nacional», explicando que, em 2009, tinha 6 900 milhões de receitas e, em 2022, 21 100 milhões de euros.

Pagamentos do PRR ascendem a 630 milhões de euros

Relativamente ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Ministro referiu que os pagamentos executados ascendem a 630 milhões de euros e que tudo está a ser feito para acelerar a sua execução:

»Gerimos um pacote de 4100 milhões de euros e 630 milhões de euros de pagamentos estão executados, o que corresponde a 15%, acima da média de execução do PRR», disse, acrescentando que das 53 agendas mobilizadoras, 29 estão no terreno e a ser executadas e 15 têm os termos de aceitação executados.

António Costa e Silva disse ainda que espera, «a breve trecho, ter 44 das 53 agendas mobilizadoras em velocidade cruzeiro», acrescentando que vão ser executados pagamentos de 300 milhões de euros, já que as necessidades iniciais de pagamentos foram colmatadas com um adicional de 10% «porque a maior parte dos investimentos é feita à cabeça».

Segundo o último relatório de monitorização, os pagamento do PRR ascenderam a 1799 milhões de euros (11%) - até 03 de maio - e as candidaturas aprovadas a 124 969.

"Há condições para o desempenho da economia ser bastante melhor" em 2023
Comentarios