domingo. 14.04.2024

Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima "superou as expectativas"

A 31.ª edição da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima, que se realizou este fim-de-semana, "superou as expectativas",manifesto da Câmara. O evento que tem ganho força, tanto pela aposta na qualidade das castas, como pela subida da Região Demarcada dos Vinhos Verdes na cadeia de valor, alcançou este ano um patamar de excelência.
P1109987

A 31.ª edição da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima, que se realizou este fim-de-semana, "superou as expectativas".O evento que tem ganho força, tanto pela aposta na qualidade das castas, como pela subida da Região Demarcada dos Vinhos Verdes na cadeia de valor, alcançou este ano um patamar de excelência.

Esta 31ª edição da Festa do Vinho Verde afirmou-se como um dos mais importantes eventos vinícolas da região, o que comprova a aposta contínua do Município no Enoturismo e neste produto endógeno de excelência desta região.

O XIX Concurso de vinhos, provas de vinho comentadas, harmonizações com produtos regionais, degustações, workshops, enchidos e fumados, foram os ingredientes que preencheram o evento, a par dos espetáculos musicais que atraíram e encantaram quem visitou a Festa do Vinho de Ponte de Lima.

Em hora de balanço final, regista-se que o evento recebeu uma maior diversidade de vinhos, e um número superior de produtores do concelho de Ponte de Lima. Expositores e visitantes atribuíram nota de excelência ao evento, que resulta de uma parceria entre o Município de Ponte de Lima, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e Escola Superior Agrária de Ponte de Lima – IPVC.

 À semelhança dos anos anteriores a festa do Vinho Verde, apresenta-se como um catalisador de venda e promoção de um produto de excelência da região, sendo este um dos principais atrativos do mundo rural com grande expressão na economia local.

Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, destacou a importância do enoturismo e do turismo gastronómico, como fatores de atração à região, considerando que “os vinhos e a gastronomia têm sido um dos principais motores de desenvolvimento económico do concelho.”

Recorde-se, e pela primeira vez em 31 edições, o conceituado Concurso de Vinhos Verdes antecipou-se, realizou-se na semana que antecedeu a feira, num encontro que juntou 20 produtores de vinho, num total de 41 vinhos a concurso.

O resultado e a entrega dos prémios decorreu durante um jantar-convívio com a presença de produtores, júri do concurso, entidades e Executivo Municipal, na Clara Penha – Casa dos Sabores.

Resultados do XIX Concurso de Vinhos Verde de Ponte de Lima:

Categoria Vinho Verde da Casta Vinhão

- 1º Prémio – Categoria ouro para o vinho da marca “Aguião” de Simão Pedro de Vasconcelos Bacelar de Aguiã.

- 2º Prémio – Categoria prata para o vinho da marca “Quinta das Fontes Vinhão” de Encontro das Fontes - Sociedade de Agroturismo Lda.

- Menção honrosa para o vinho da marca “Adega Ponte de Lima Vinhão” da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Categoria Vinho Verde Branco

- 1º Prémio – Categoria ouro para o vinho da marca “Quinta das Pereirinhas Premium” de Quinta das Pereirinhas - Alvarinho de Monção e Melgaço, Lda.

-2 º Prémio – Categoria prata para o vinho da marca “Casa de Vilapouca Alvarinho” de Fernando Carvalho Teixeira.

- Menção honrosa para o vinho da marca “Côto de Sant'ana” de Alvaianas, Lda.

 Categoria Vinho Verde da Casta Loureiro

- 1º Prémio – Categoria ouro para o vinho da marca “Quinta das Fontes Loureiro” de Encontro das Fontes - Sociedade de Agroturismo, Lda.

- 2º Prémio – Categoria prata para o vinho da marca “Caroça” de Joel Carvalho Sociedade Agrícola, Lda.

- Menção honrosa para o vinho da marca “Adega Ponte da Barca Loureiro” de Barcos Wines - Adega Cooperativa Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima "superou as expectativas"
Comentarios