viernes. 07.10.2022

Europa distingue politica de sustentabilidade do Alto Minho

Bandeiras distintivas da qualidade da região do Alto Minho içadas nos municípios da região.
Bandeiras distintivas da qualidade da região do Alto Minho içadas nos municípios da região.

O mastro das bandeiras junto ao Edifício do Loreto apresenta hoje as bandeiras Green Destinations, Quality Coast e Estação Náutica, sinalizando o facto de, em 2019, o Alto Minho ter recebido aqueles galardões distintivos da qualidade da nossa região. Os demais municípios do Alto Minho também içaram as respetivas bandeiras. 

A distinção reconhece a politica de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo ao equilíbrio ambiental, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, os quais passam por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.

O Alto Minho foi a primeira NUT III de Portugal Continental a ser galardoada como platina, de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável. De referir que a região, à semelhança do Parque Nacional da Peneda Geres, já tinha sido reconhecida em 2018 como Sustainable Destination Top 100, tendo revalidado o titulo em 2019.

Acrescente-se que o Alto Minho foi também reconhecido como uma das primeiras “Estações Náuticas” de Portugal. Este selo de qualidade foi atribuído na sequência de um processo de candidatura da CIM Alto Minho à Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.

Europa distingue politica de sustentabilidade do Alto Minho