Em comemoração do seu 32.º aniversário de elevação a cidade e 453.º da fundação do concelho, o Município de Esposende realizou no dia 19 de agosto uma cerimónia solene para homenagear cidadãos e instituições que contribuíram para a elevada qualidade de vida na região. O evento, que teve lugar na Praça D. Sebastião, foi precedido pelo solene hastear das bandeiras na Praça do Município, com as interpretações da Banda de Música de Belinho e da cantora Ana Sofia Vintena.
Reconhecimento ao mérito e ao serviço à comunidade
O Município concedeu a Medalha de Mérito Municipal ao Sargento-Mor Maquinista Naval José Carlos Martins Fernandes, em reconhecimento à sua proximidade com a comunidade local durante o seu período de serviço. A mesma distinção foi atribuída ao empresário António Lima Teixeira e ao profissional de logística Francisco Manuel Pinto Vilarinho Rodrigues.
Duas instituições com 50 anos de história também foram homenageadas com a medalha de Mérito Municipal: as associações Águias Serpa Pinto e Centro Social da Juventude de Mar, pelo seu inestimável trabalho em prol da causa pública.
A Medalha de Mérito Cultural foi entregue à artista plástica Celeste José Tavares Ferreira, ao maestro Diogo Manuel Almeida Costa e à cantora Joana Patrícia Marques Pereira Veloso (Joana d’Arc), por suas contribuições no panorama artístico.
Votos de louvor e celebração de carreiras
A cerimónia também foi marcada pela entrega de votos de louvor a padres que serviram o arciprestado de Esposende. Foram agraciados os padres Avelino Peres Filipe, Armindo Patrão de Abreu, Domingos Sampaio Viana, Manuel de Brito Ferreira e António da Silva Lima, em reconhecimento pelo seu serviço pastoral.
O padre Delfim Duarte Fernandes foi distinguido pelos seus 25 anos de serviço na paróquia de Santa Maria dos Anjos, e o padre Rui Jorge Neiva, atual Arcipreste de Esposende, foi homenageado pelas suas Bodas de Prata Sacerdotais.
Além disso, sete funcionários municipais foram distinguidos pelo seu zelo e profissionalismo ao longo de 25 anos de serviço na Câmara Municipal de Esposende.
A sessão solene foi enriquecida com a atuação de Ana Sofia Vintena e do Ensemble da Banda de Música de Belinho, que interpretaram canções portuguesas icónicas, com arranjos do maestro Élson Pinho, encerrando as celebrações com chave de ouro.
