viernes. 19.04.2024

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e a Vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Guerreiro,  entregaram, esta sexta-feira, o Manual de Utilizador de acesso gratuito à plataforma online ‘Escola Virtual’ às cerca de 300 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do concelho. Rui Teixeira e Sónia Guerreiro aproveitaram, ainda, a visita aos três centros escolares para contactar com algumas necessidades identificadas pelos docentes ao nível da melhoria dos espaços.

Autarca Rui Teixeira sublinha o papel fundamental da Câmara Municipal na criação das melhores condições

para “as crianças, que são o futuro do nosso concelho, crescerem com conhecimento”.

Foi num ambiente de entusiamo e curiosidade que as crianças do 1º ciclo de Vila Nova de Cerveira receberam dois dos membros do executivo municipal, agradecendo a entrega de mais uma ferramenta digital que vai ajudar a aprofundar as competências educativas adquiridas em contexto escolar, mas também aproveitando o momento de grande interação para falar do futuro ou até colocar alguma questão ao Presidente da Câmara Municipal.

Entre aspirantes a polícias, médicos e bombeiros, algumas crianças quiseram saber qual a dificuldade de ser Presidente de Câmara. Rui Teixeira explicou ser uma tarefa de muito trabalho, “pois é como gerir um governo pequeno com muitas áreas para dar resposta, sendo necessário dedicar muito tempo ao Município”. Mas também reforçou o lado “gratificante do cargo, sobretudo no caso da educação, ao proporcionar as melhores condições para ajudar, cada um dos alunos, a crescer com conhecimento para puderem seguir a profissão que desejarem quando forem grandes”.

A ‘Escola Virtual’ é uma plataforma concebida pela Porto Editora que reúne milhares de exercícios, organizados por tópicos de programa que avaliam o conhecimento do aluno. Em função dos resultados, são sugeridas aulas interativas para a revisão da matéria, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno.

Ao proporcionar o acesso gratuito à ‘Escola Virtual’, o Presidente Rui Teixeira assegura que “a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a contribuir para que as crianças cerveirenses “tirem verdadeiro partido” da transição digital que vivemos de uma forma cada vez mais acelerada, “considerando prioritário garantir a inclusão digital, o sucesso escolar e a diminuição do abandono escolar precoce e da exclusão social”.  Reforçando, “só garantindo o acesso de todos à educação, conseguiremos garantir, no futuro, um tecido social e empresarial empreendedor, competitivo e sustentável e, acima de tudo, capaz de gerar valor. Mas para isso, temos de gerar valor já. E uma das formas de respondermos a esse desafio é apostando na educação dos mais jovens, capacitando-os para o futuro. Futuro esse que é, também, cada vez mais tecnológico”.

Além do 1º ciclo, o autarca cerveirense e a Vereadora da Educação também visitaram as crianças a frequentar o pré-escolar dos centros escolares de Cerveira, Norte e de Covas, e conversaram com cada um dos docentes e educadoras, auscultando as sugestões e alguns pedidos de melhoria de alguns espaços exteriores.

‘Escola virtual’ para 300 alunos do 1º ciclo