viernes. 26.04.2024

Portugal foi o segundo país da OCDE cuja economia mais cresceu no primeiro trimestre de 2023, comparativamente com os últimos três meses de 2022.

De acordo com os dados estatísticos divulgados hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o PIB português cresceu 1,6% nos primeiros três meses do ano, atrás da Polónia, cujo PIB cresceu 3,9%.

No fundo da lista encontra-se a Irlanda, cuja economia registou uma quebra de 2,7% no primeiro trimestre.

O PIB dos 38 países da OCDE aumentou 0,4% este ano, quando, nos últimos três meses do ano passado, tinha crescido apenas 0,2%.

A generalidade dos países da organização revela crescimentos modestos ou mesmo alguma estagnação.

Nos Estados Unidos, a atividade aumentou 0,3%, mas foi inferior ao acréscimo de 0,6% do último trimestre de 2022. Na Alemanha, que tinha sofrido um declínio de 0,5% entre outubro e dezembro, o PIB estagnou no primeiro trimestre de 2023. Já a França saiu da estagnação do último trimestre de 2022 com um aumento de 0,2% entre janeiro e março.

A zona do euro registou uma evolução ligeiramente positiva, passando da estagnação nos últimos três meses do ano passado para um aumento de 0,1% entre janeiro e março.

Economia portuguesa é a segunda que mais cresce na OCDE
Comentarios