domingo. 28.04.2024

O Conselho Europeu de Investigação anunciou esta quinta-feira (23 de novembro) os 308 projetos selecionados no concurso Consolidator Grants 2023, uma lista que inclui três projetos liderados por investigadores que trabalham em Portugal.

No total, as três propostas selecionadas vão receber um financiamento de seis milhões de euros (dois milhões cada um). No início do mês de novembro, outro concurso do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla inglesa), o Starting Grant, aprovou também um projeto liderado por Portugal, com um financiamento de 1,5 milhões de euros.

Com os resultados conhecidos esta quinta-feira, a investigação desenvolvida em instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia atinge a marca de cerca de 81 milhões de euros captados nos concursos do ERC desde o início do Horizonte Europa (2021), o programa-quadro de financiamento europeu de investigação e inovação para o período de 2021-2027. 

No Consolidator Grants 2023, cujos resultados foram conhecidos hoje, foram também financiados dois projetos liderados por um investigador e uma investigadora portugueses a desenvolver a investigação no estrangeiro, num total de quatro milhões de euros.

Conselho Europeu de Investigação já atribuiu 81 milhões a projetos lusos
Comentarios