sábado. 27.04.2024

Um jovem barcelense que pretende de uma forma "humorista",  dar a conhecer uma outra realidade/face da cidade de Barcelos.

Louis G é uma personagem que tem por missão retratar a outra face da cidade de Barcelos: Aquela que é conhecida por todos os que nela habitam, mas que usualmente não é utilizada como um ex-libris da cidade.

Ao contrário do artesanato, da feira semanal e da Festa das Cruzes, Louis G foca-se na exploração da subcultura regional, através do uso de personagens-chave para retratar da melhor forma os costumes locais. Assim, e de forma a retratar a mais genuína simplicidade dos barcelenses, Louis G recorre a Mariano.

 

Quem foi Mariano? Mariano era apenas mais um simples habitante de Barcelos, como muitos outros. Guardava carros no Largo da Feira. Pedia moeda. Mas isto não o desvalorizava. Aliás, o que é que dá valor a uma pessoa? Será a quantidade de dinheiro que possuí, ou será a forma como encara a vida? Pois o dinheiro nunca é suficiente, mas a vida é só uma.

Mariano viveu-a assim. Livre. Mariano morreu da mesma forma como viveu. Ser dar contas a ninguém. O que ficou no final? Fica este simples e humilde disco. Faria todo o sentido não se cingir a um estilo musical, mas sim a um conjunto destes, contextualizando da melhor forma possível a mensagem presente em cada música. “Lado Bê” apresenta-se como um galo de Barcelos partido. Esta metáfora deixa escapulir para o mundo o cerne do galo, revelando as entranhas pitorescas e regionalistas que o constituem.

Conhecer uma outra realidade da cidade de Barcelos
Comentarios