domingo. 28.04.2024

A aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa já saiu do Aeródromo de Trânsito n.º 1 de Figo Maduro, em direção a Telavive. O voo fará uma paragem em Chipre, prevendo-se que possa estar na capital israelita ao final do dia de hoje.

Posteriormente, um voo da TAP, fretado pelo Estado Português, trará estes cidadãos até Lisboa. 

Prevê-se que, ao todo, mais de 150 pessoas conseguirão regressar a Portugal no âmbito desta operação de repatriamento.

De notar que a missão está sujeita às condições no terreno e resulta da articulação permanente com as autoridades locais, estando a ser operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Defesa Nacional.

Os cidadãos nacionais que solicitaram apoio para a saída do país já estão a ser contactados pelos serviços consulares. As condições de operação são dinâmicas e estão em avaliação permanente, tendo como objetivo final a retirada dos cidadãos nacionais que manifestaram interesse em sair do país.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros continua a acompanhar, em permanência, a situação dos cidadãos nacionais em Israel, bem como os desenvolvimentos do conflito. 

Estão sinalizados cerca de 80 cidadãos nacionais, entre turistas e residentes, que contactaram o Gabinete de Emergência Consular para assinalarem a sua presença no território, ou para solicitarem apoio na identificação de alternativas para a saída do país. 

O atendimento no Gabinete de Emergência Consular foi reforçado, sublinhando-se que os contactos devem apenas ser feitos para os números +351 217 929 714 / +351 961 706 472 (chamadas telefónicas regulares) ou através do e-mail [email protected].

Avião da Força Aérea repatria portugueses de Israel
Comentarios