martes. 23.04.2024

O último fim de semana de agosto aponta para temperaturas a rondar os 25 graus. Tempo agradável para desfrutar dos espaços naturais e ribeirinhos do nosso município. São muitos. Na sede do concelho de Monção e nas 33 freguesias dispersas por um território com tanto para oferecer.

Um dos últimos tesouros que merece ser apreciado é a Ecovia do Parque das Caldas ao Posto Aquícola, em Troviscoso, um percurso ecológico de pouco mais de um quilómetro com um cenário deslumbrante sobre o rio Minho e a margem galega, sentindo-se, a cada passo, o aprazível e tranquilizador cantar dos pássaros.

A intervenção, que garante o prolongamento da Ecopista do Rio Minho no concelho de Monção, dando continuidade ao passadiço de madeira do Parque das Caldas, teve um custo total de 119.763,64 €, tendo os trabalhos sido realizados pela empresa “Manuel da Silva Pereira e Filhos, Lda”.

Tendo-se evitado o corte de vegetação autóctone, de forma a permitir um trajeto seguro sem impacto negativo no solo e na paisagem, a ecovia foi idealizada num contexto de adaptação à topografia original, incidindo em carreiros e caminhos já existentes.

Alguns utilizados na passagem ilegal de mercadorias de um lado para o outro da fronteira. Passaram décadas desde essa altura. Chamavam-lhe contrabando. Trouxe comida e lágrimas a muitas famílias. Ainda se recorda quem pereceu nas águas do rio Minho.

Pouco depois do inicio, junto a uma pesqueira recuperada, foi construído um passadiço elevado em madeira com, aproximadamente, 55 metros de extensão. Mais à frente, a ponte de betão armado deu lugar a uma nova ponte em madeira. Mais elevada, mais elegante, mais segura.

À chegada, um parque de merendas com mesas e bancos. Uma área convidativa para descansar as pernas, saciar a sede e retemperar o estômago. Ganhar ânimo para o regresso ao ponto de partida. Um dia, já não falta muito, vai poder-se continuar. Mais 3 quilómetros, até à freguesia da Bela.

A Ecovia do Parque das Caldas ao Posto Aquícola, com um cenário deslumbrante sobre o...