domingo. 16.06.2024

O evento que integra a iniciativa “Cidade Europeia do Vinho”, desenvolve-se no Castelo de Ansiães, onde decorrem as lutas e os workshops associados a esta prática, e na vila, na Praça 6 de abril, onde, em permanência, vai funcionar o mercado medieval e diversas oficinas pedagógicas.

As lutas, que assumem o tema principal da iniciativa, são reais, estando envolvidas na competição equipas profissionais de nacionalidade portuguesa e espanhola.

A atividade é promovida pelo Município de Carrazeda de Ansiães e conta, na organização, com equipa Portvcale Combate Medieval. O torneio envolve os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5x5. Todos os combatentes vão apresentar armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real.

E quem quiser aprender, ou simplesmente experimentar, pode frequentar os workshops ou ter aulas de esgrima ou tiro ao alvo.

No dia 2 de junho, ao início da tarde, decorrerá um cortejo que envolve as escolas e a comunidade local, percorre as ruas da vila de Carrazeda e encaminha a população e os visitantes para o Mercado Medieval, que vai funcionar, no jardim junto à Biblioteca Municipal. Neste Mercado vão estar presentes um conjunto de mercadores que demonstram e vendem produtos, tendas com diversificadas atividades, sempre acompanhados de animação itinerante, jogos e atuações de grupos musicais. Há também uma Taberna Medieval, com comida e bebida ao serviço dos visitantes e este ano conta também com exposição e venda de vinhos.

Também não falta animação musical e espetáculos que decorrem à noite, com os Gaiteiros de Lisboa, na Sexta, e os Diabos a Sete, no sábado, continuando a festa pela noite dentro com o DJ Gaiteirinho.

No Castelo de Ansiães o Grupo de Teatro Filandorra, encarrega-se de garantir uma viagem histórica que transporta o visitante à época medieval e à história do Castelo de Ansiães.

Com este evento o município de Carrazeda de Ansiães pretende promover e valorizar o património do concelho, nomeadamente o castelo de Ansiães, levando a comunidade local a usufruir mais deste local e mostrando aos visitantes a importância histórica do Castelo e a própria beleza do local.

Ao levar o evento também para a vila o município quer criar dinâmicas económicas e sociais que tragam visitantes e que envolvam toda a comunidade e, especial, os comerciantes e os produtores locais.

Este Torneio não é uma encenação, é uma competição real de uma modalidade com muitos aficionados, e é esta competente que torna este evento medieval que acontece em Carrazeda de Ansiães, único no território.  

Torneio Medieval regressa ao Castelo de Ansiães
Comentarios