martes. 23.04.2024
400 Mil Euros para o quadriénio 2022/2025

Teatro Diogo Bernardes contemplado no Programa de Apoio à Programação dos Teatros e Cineteatros da RTCP

O objetivo principal é promover uma oferta cultural regular e contínua em todo o território. O Concurso de Apoio à Programação da RTCP, o primeiro a ser promovido no país, recebeu 61 candidaturas, destas 4 foram excluídas em fase de verificação, pelo que a comissão apreciou um total de 57 candidaturas.
Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima.
Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima.

O Teatro Diogo Bernardes de Ponte de Lima foi contemplado no apoio à programação dos Teatros e Cineteatros no âmbito da RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses), no valor de 400 mil euros para o quadriénio 2022/2025, correspondendo a 100 mil euros anuais.

Segunda-feira, dia 11 de abril, a Direção Geral das Artes (DGArtes) comunicou às entidades concorrentes a proposta de decisão que prevê a atribuição de apoios a 38 equipamentos culturais, com valores entre os 50 mil e os 200 mil euros anuais, em 2022, 2023, 2024 e 2025. O objetivo principal é promover uma oferta cultural regular e contínua em todo o território.

O Concurso de Apoio à Programação da RTCP, o primeiro a ser promovido no país, recebeu 61 candidaturas, destas 4 foram excluídas em fase de verificação, pelo que a comissão apreciou um total de 57 candidaturas.

As entidades que concorreram foram avaliadas tendo em conta a apresentação de um plano de programação dedicado às artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), podendo ainda incluir outras áreas, como o cruzamento disciplinar, artes visuais, cinema, residências e ações de mediação e de formação. A apresentação de, pelo menos, 15% de obras que tenham recebido apoio da DGARTES, no domínio da criação, e a realização de, no mínimo, 10% de coproduções originais, foram outros dos critérios considerados na análise das candidaturas. Nesta linha de apoio, o financiamento do Estado foi atribuído de acordo com diferentes patamares e corresponde, no máximo, a metade do orçamento global do plano proposto, sendo os restantes 50 % assegurados pela entidade gestora do equipamento.

Este apoio reconheceu o equilíbrio e diversidade em múltiplas áreas artísticas apresentadas no projeto de candidatura do Teatro Diogo Bernardes, reconhecendo o potencial de concretização das missões da RTCP, a articulação do plano de programação com a programação de outros equipamentos da Rede, a relação dialógica entre a programação, os artistas emergentes e artistas e estruturas locais. Representa também o reconhecimento das políticas culturais definidas pelo Município de Ponte de Lima e executadas, de forma autónoma, pela Direção Artística do Teatro Diogo Bernardes.

Teatro Diogo Bernardes contemplado no Programa de Apoio à Programação dos Teatros e...