O Município de Arcos de Valdevez, no âmbito dos projetos CLDS 5G e Radar Social, promoveu mais uma reunião de trabalho com as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de informar e esclarecer os autarcas sobre direitos e medidas de apoio social disponíveis para a população.
Durante a sessão, foi apresentada a missão do Serviço, centrada no desenvolvimento de uma intervenção focada nas pessoas e nas suas necessidades, através da aplicação de medidas de política social e da implementação de ações específicas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.
No encontro foram também divulgados os serviços existentes, nomeadamente o SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, assim como diferentes medidas de apoio, com destaque para o apoio à habitação. A reunião abordou ainda o papel de estruturas de intervenção junto de grupos específicos, como a CAPI – Comissão de Apoio à Pessoa Idosa e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, além da atividade do CLDS 5G – Contrato Local de Desenvolvimento Social e do Radar Social.
Este encontro permitiu reforçar a divulgação das respostas sociais municipais e sublinhar o papel fundamental das Juntas de Freguesia na intervenção social de proximidade, garantindo-lhes a informação necessária para melhor orientar os munícipes no acesso aos seus direitos e no encaminhamento adequado de situações de vulnerabilidade social.
