lunes. 29.04.2024

Professor da UMinho preside Sociedade Portuguesa de Estatística

Luís Meira Machado, professor do Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE). Na tomada de posse realizada há dias em Lisboa, identificou, como objetivos do mandato até 2026, estimular a investigação científica e a inovação, aumentar a presença da Estatística na sociedade a nível nacional e internacional, bem como promover e aprofundar parcerias estratégicas.
Luís Meira Machado.
Luís Meira Machado.

Luís Meira Machado, professor do Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE). Na tomada de posse realizada há dias em Lisboa, identificou, como objetivos do mandato até 2026, estimular a investigação científica e a inovação, aumentar a presença da Estatística na sociedade a nível nacional e internacional, bem como promover e aprofundar parcerias estratégicas. A sua equipa pretende ainda promover a internacionalização e a interdisciplinaridade, a diversidade e a inclusão e, também, valorizar os membros da SPE.

Luís Meira Machado é o nono presidente na história da SPE e quer igualmente revitalizar várias atividades. Por exemplo, o Prémio Estatístico Júnior, destacando estudantes do ensino básico e secundário e incentivando o interesse destes nas áreas de Probabilidades e Estatística, além do Clube Júnior e as suas ações associadas, como a Explorística, A Estatística vai à Escola ou Radical Estatística. 

Luís Meira Machado é diretor do Departamento de Matemática e investigador do Centro de Matemática da UMinho. Tem pesquisado sobre análise de sobrevivência, nomeadamente modelos multiestado, estimativa não paramédica, curvas ROC, modelos aditivos generalizados e estatística computacional. É coautor de mais de meia centena de artigos em revistas e capítulos de livros, soma uma centena de comunicações em conferências, tem coorganizado eventos científicos e orienta diversas teses de doutoramento e pós-doutoramento.

PROMOVER A ESTATÍSTICA

Fundada em 1980 como Sociedade Portuguesa de Estatística e Investigação Operacional, a SPE assumiu o nome atual em 1991. Com o fim de promover, cultivar e desenvolver o estudo da Estatística, suas aplicações e ciências afins, pretende juntar estatísticos que trabalhem nas universidades, no setor privado e na administração pública. Entre as suas atividade, destaca-se o boletim semestral com notícias e artigos de divulgação científica, os ciclos de seminários e as ações de divulgação junto da sociedade.

A nova direção da SPE conta ainda com a vice-presidente Lisete Sousa (Universidade de Lisboa, UL), a tesoureira Maria Polidoro (Instituto Politécnico do Porto) e os vogais Giovani Silva (UL) e Lígia Rodrigues (Universidade de Évora). Pedro Oliveira (Universidade do Porto) preside a mesa da assembleia-geral, tendo como vogais Ana Papoila (Universidade Nova de Lisboa) e Marco Costa (Universidade de Aveiro, UA). No conselho fiscal estão o presidente Carlos Tenreiro (Universidade de Coimbra) e as vogais Isabel Pereira (UA) e Arminda Gonçalves (UMinho).

Professor da UMinho preside Sociedade Portuguesa de Estatística
Comentarios