jueves. 25.04.2024

No Dia Internacional do Idoso, celebrado o 1 de outubro, o Município de Monção foi distinguido com o selo 'Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021', iniciativa promovida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. No total, foram reconhecidas 94 comunidades do pais e ilhas. No Alto Minho, a distinção foi atribuída a dois municípios, entre os quais, Monção.

A atribuição deste selo distintivo é o reconhecimento do trabalho do Município de Monção, cuja agenda politica, planos estratégicos e práticas do quotidiano, demonstram um compromisso forte e efetivo com o desenvolvimento de um envelhecimento saudável e ativo.

De acordo com a entidade organizadora, a distinção enaltece o envolvimento municipal que, apesar das dificuldades e adversidades atuais, desenvolve um trabalho sustentado e participado, visando que o envelhecimento dos seus munícipes seja efetuado com conforto, bem-estar e saúde.

“Um momento feliz para o Município de Monção, para as instituições sociais e para todos os monçanenses”

O Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, congratula-se com a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021” ao Município de Monção, parabeniza a Ordem dos Psicólogos Portugueses pela iniciativa e felicita as demais comunidades portuguesas galardoadas.

O autarca monçanense lembra que “o envelhecimento saudável e ativo da população mais idosa do nosso concelho” reflete “uma aposta muito forte na efetivação de medidas concretas destinadas a assegurar-lhes as melhores condições nesta fase adiantada da vida”.

“Esta distinção é o reconhecimento do trabalho do Município que, orgulhosamente, partilhamos com as instituições sociais do concelho. Estamos juntos na defesa e valorização da terceira idade, nos desafios que temos de ultrapassar, e nas dificuldades que vão aparecendo. Este é um momento feliz para o Município de Monção, para as instituições sociais e para todos os monçanenses” acrescenta António Barbosa.

Medidas municipais para um envelhecimento saudável

Em Monção, a mensagem da Organização Mundial da Saúde, baseada na estratégia global “envelhecer saudável” constitui uma das prioridades do Executivo Municipal liderado por António Barbosa. Nesse sentido, foram implementadas várias medidas focadas no bem-estar do idoso. Devido ao surto epidemiológico, encontram-se suspensas.

O exercício físico é parte integrante do processo de envelhecimento ativo. Desta forma, o Município promove várias atividades como sessões especificas nos centros de dia, participação no projeto “Olimpíadas Seniores” e na iniciativa “Diabetes em Movimento”.

O projeto “Baús Volantes” leva livros, filmes e recordações aos centros de dia e o Cine Teatro João Verde é palco da iniciativa “Idade Maior”, onde os idosos podem ver, gratuitamente, peliculas de qualidade, grande parte, faladas em português.

Programa “Monção Social”

Um dos aspetos mais relevantes desta politica de proximidade à população mais envelhecida do concelho, que não sofreu condicionamento no atual contexto de pandemia, evidencia-se no “Monção Social”, programa cujo objetivo consiste em responder e adaptar-se às necessidades sociais e de saúde da população.

A funcionalidade do programa sente-se em várias vertentes, nomeadamente, atribuição de bens de apoio, apoio à vacinação infantil, comparticipação em medicamentos, apoio à integração em creche, apoio ao transporte de doentes não urgentes, e apoio à recuperação de habitações degradadas.

Monção, distinguido com o selo 'Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021'