domingo. 28.04.2024

Completam-se este ano sete edições das Jornadas Gastronómicas do Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima em Loures, uma organização anual do Grupo Folclórico Verde Minho dessa cidade, no âmbito de divulgação do prato típico de Ponte de Lima.

As inscrições encontram-se quase esgotadas, advertiu o Presidente da organização Teotónio Gonçalves, mas “ainda temos algumas vagas disponíveis para a delícia portuguesa”, sublinhou.

Todavia para uma autenticidade da iguaria da cozinha portuguesa, constituiu-se uma equipa de profissionais e adjuntos para sua confecção. No grupo, saliente-se: Nelson Freitas, de 28 anos, nomeado o Melhor Jovem Chef de Cozinha do mundo, actualmente em digressão no México, depois de vencer a prova final que decorreu em   Itália; outra referência na arte de cozinha presente em Loures, será Domingos Gomes, proprietário do “Rio Lima” em Cardielos, restaurante onde em 1962 e pela primeira vez, o então proprietário Américo Nunes Correia apresentou o agora célebre Bife da Páscoa. O sucessor e herdeiro da receita, Domingos Gomes, formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila da Feira, é também um conhecedor da arte do Sarrabulho e seguidor da receita-padrão surgida comercialmente em Ponte de Lima no remoto ano de 1860.

sarrabulho
Arroz de Sarrabulho á moda de Ponte de Lima

Mas, desvendemos o cardápio para Loures: nas entradas, os enchidos minhotos, o queijo Limiano e algo mais… Nas carnes, componente importante no acepipe, recomendou-se a sua origem para melhor harmonização com o arroz e restantes miudezas servidas à parte, daí a designação popular centenária de chamar ao Sarrabulho de Ponte de Lima “um prato composto”, ou “dois em um”, tal é a fartura e variedade de ingredientes e segredos que ele contém. E, quanto a vinhos, os afamados verdes da Ribeira Lima estarão em Loures: os tintos de casta variada, com predominância da vinhão, associados aos brancos da Loureiro.

Nos convidados ao cardápio, alguns nomes: o Secretário de Estado do Mar; os Presidentes das Câmaras de Loures e Ponte de Lima; o antigo eurodeputado em Bruxelas e das comissões de Saúde Pública e Segurança Alimentar, Inácio Faria, e representações de entidades regionalistas: Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa e Confraria do Vinho Arinto de Bucelas, Loures. E, como acontecimento, também haverá leitura duma Mensagem do Presidente da República.

Melhor jovem chef de cozinha do mundo, no sarrabulho de Loures
Comentarios