jueves. 28.03.2024

A cerimónia de jubilação de Moisés de Lemos Martins, professor catedrático do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, realiza-se na próxima segunda-feira, dia 6, às 16h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. O evento vai ser também transmitido no YouTube do ICS.

A sessão inclui intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente do ICS, Paula Remoaldo, da professora Felisbela Lopes, em representação do Departamento de Ciências da Comunicação e do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, e do professor Jean Martin-Rabot, do Departamento de Sociologia, para uma breve apresentação do homenageado. Segue-se a última aula de Moisés de Lemos Martins, intitulada “Os temas da minha vida académica – ensaiando sempre um qualquer fragmento de biografia”.

Moisés de Lemos Martins nasceu há 69 anos na Lixa, Felgueiras. É licenciado em Teologia Católica e mestre e doutor em Ciências Sociais – ramo Sociologia pela Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, em França. Fundou em 2001 o CECS e em 2017 o Museu Virtual da Lusofonia, hoje no portal Google Arts & Culture. É presidente honorário da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) e secretário-geral da Associação Ibero-Americana de Comunicação (Assibercom).

Presidiu à Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (Lusocom) e à Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Académicas de Comunicação (Confibercom), tendo ainda dirigido o ICS-UMinho e o seu Departamento de Ciências da Comunicação. Foram-lhe concedidos o Galardão de Distinção Académica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Prémio de Mérito Científico da UMinho e a Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela, entre outros prémios científicos.

A cerimónia de jubilação de Moisés de Lemos Martins
Comentarios