jueves. 06.10.2022

‘Parque Empresarial de Cerveira - Pólo V’ , nova área de acolhemento empresarial

Com o objetivo de criar condições favoráveis e atrativas para a instalação de operadores económicos no concelho, já arrancou, em Vila Nova de Cerveira, a empreitada de construção do novo “Parque Empresarial de Cerveira – Polo V”, na Freguesia de Sapardos. Com uma localização estratégica junto ao nó da A3, a obra prevê a criação de 12 lotes de dimensões idênticas, com cerca 2.700 m2 cada, numa área total de 32.602 m2, e de infraestruturas com caraterísticas compatíveis com as exigências da procura, principalmente ao nível do Sistema de Indústria Responsável (SIR).

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira “esta nova área de acolhimento empresarial no concelho pretende colmatar a carência de espaços com aptidão para a instalação de empresas e a procura urgente por estes espaços, promovendo fortes dinâmicas económicas". Recorde-se que, na assinatura do contrato, Rui Teixeira tinha já considerado este investimento como “uma necessidade para o desenvolvimento do interior do concelho, atraindo mais atividade económica e, por consequência, mais pessoas, assegurando a potenciação do vigor industrial de Vila Nova de Cerveira”.

Empreitada Parque Empresarial de Cerveira - Pólo V (1)
Empreitada Parque Empresarial de Cerveira - Pólo V.

Do ponto de vista urbanístico, o projeto teve em conta a preocupação de otimizar a integração da infraestrutura o melhor possível na topografia existente. Para tal, serão criadas quatro plataformas, a diferentes cotas, com a instalação de três lotes em cada, como forma de minimizar o movimento de terras e reduzir o ruído visual. O acesso aos lotes será feito de forma individual e diretamente da via existente, que no âmbito deste projeto será integralmente remodelada. Este espaço irá disponibilizar, também, um conjunto de infraestruturas com repercussões nos custos do produto, nomeadamente, na produção e utilização de energias renováveis e reutilização de águas.

Os trabalhos, que se preveem concluídos até ao final de abril de 2023, realizam-se a bom ritmo, estando a decorrer, nesta fase, a instalação das infraestruturas no arruamento principal. Tendo sido já registado um elevado número de interessados na aquisição dos lotes, a venda dos mesmo será realizada através de hasta pública em data a anunciar.

Com um valor de contrato de 1.143.075,13 €, o investimento é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através de um fundo FEDER de 667.285,30 €.

‘Parque Empresarial de Cerveira - Pólo V’ , nova área de acolhemento empresarial
Comentarios